Disciplina Transversal | Filosofias da Ciência e da Tecnologia |
Sigla no SIGA | PRPPG 7006 |
Oferta | Segundo semestre de 2021 |
Dia da semana | Quarta-feira |
Horário | 09 h às 12 h |
Local de acesso | As aulas devem ser acompanhadas remotamente AO VIVO através de link que será disponibilizado aos matriculados. |
Inscrições | 14/07/2021 à 04/08/2021 Alunos UFPR: As inscrições devem ser realizadas via portal do aluno no SIGA. Alunos de instituições parceiras: Vide instruções aqui. |
Início das aulas | 25/08/2021 |
Previsão de fim das aulas | 26/11/2021 |
Total de encontros previstos | 15 |
Carga horária / créditos | 60 horas (4 créditos*) |
Professor responsável | Eduardo Salles de Oliveira Barra |
E-mail da Disciplina: disciplinaprppg.filosofias@ufpr.br
Requisitos:
Ser docente ou discente vinculado à pós-graduação stricto sensu da UFPR ou de universidades parceiras do Estado do Paraná.
Consulte nossas parceiras aqui.
Ementa:
A disciplina foi concebida sob a perspectiva de que há não apenas uma, mas, sim, diversas filosofias da ciência e da tecnologia. Isso reflete diferenças importantes não apenas quanto aos padrões metodológicos, mas também quanto à lista dos problemas dos quais deve ocupar-se uma reflexão filosófica sobre a ciência e/ou a tecnologia. Na escolha das filosofias presentes neste programa, privilegiou-se aquelas que estivessem, ao mesmo tempo, amplamente disseminadas entre o público não especializado e houvessem tomado parte em debates relevantes com suas congêneres. Desse último aspecto, destacaram-se três debates entre os mais relevantes nos últimos dois séculos: (i) racionalidade e progresso científicos, (ii) a autonomia da tecnologia e as relações entre as práticas científicas e (iii) o entorno social, cultural, comportamental e econômico da ciência e da tecnologia. O primeiro debate marcou os primeiros anos da própria filosofia da ciência, enquanto disciplina filosófica. O ápice desse debate foi o confronto entre Popper e Kuhn sobre as prerrogativas do método científico para conduzir o progresso da ciência. O segundo debate pretende esclarecer o que poderia ser o objeto próprio de uma filosofia da tecnologia, algo relevante para a constituição dessa disciplina como um campo de reflexão que é ainda muito recente, mas, nem por isso, menos urgente e promissor. Em virtude da sua inerente complexidade, as reflexões acerca da tecnologia têm ocasionado distintos modos de articular perspectivas filosóficas, históricas e sociológicas – um caso limitado, mas representativo dessa espécie de abordagem são os chamados estudos STS (Science, Technology and Society). O terceiro e último debate pretende estender o âmbito dos contextos extra-científicos em suas tensões com as práticas científicas. Serão assim abordadas as tensões entre a ciência e os compromissos éticos, as questões de gênero, o imaginário social e os valores morais. Conforme se observa, as aulas desta disciplina excederão, portanto, à abordagem filosófica, procurando também combiná-la às abordagens históricas e sociológicas, entre outras. Para conduzir essas reflexões, além dos professores da UFPR e UTFPR que se responsabilizaram por esta programação, foram convidados professores e pesquisadores, especialistas nos temas e autores escolhidos, de diversas outras instituições nacionais. O programa da disciplina inclui, ao final, quatro conferências a cargo de duas das principais lideranças acadêmicas mundiais no campo das investigações e reflexões sobre chamada tecno-ciência, Andrew Feenberg (Simon Fraser University/Canadá) e Bernadette Bensaude-Vincent (Université Paris 1/França). Essas quatro conferências integrarão também a programação da sexta edição da Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia – Escola HFC&T 2021, evento bianual que é promovido conjuntamente pela UFPR e UTFPR e que, ao lado da Escola USP de História das Ciências e a Escola de História da Ciência da UFMG, compõe a Rede Brasileira de Escolas de História da Ciência. A discussão sobre a tecno-ciencia, ao focalizar os condicionamentos crescentes da ciência pela tecnologia, impõe uma revisão da antiga agenda da filosofia da ciência presidida pelas questões acerca da racionalidade e do progresso científicos. Nas palavras de Alberto Cupani, na medida em que as mudanças provocadas pela tecnociência alcançam o próprio ethos da pesquisa científica, deveríamos esperar que ela produzisse “uma transformação na Filosofia da Ciência, fazendo com que inclua questões éticas e políticas junto com as epistemológicas, e que trabalhe em cooperação com outros estudos sobre a ciência.” (“A racionalidade tecnocientífica e o seu desafio à filosofia da ciência” dois pontos v. 12, n. 1, p. 171, 2015).
Bibliografia (sujeita a alterações):
BACHELARD, G. Filosofia do não. Filosofia do novo espírito científico. Os Pensadores. Tradução de Joaquim José Moura Ramos. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
____________. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BENSAUDE-VINCENT, B. LesVertiges de latechnoscience. Façonnerle monde atome par atome. Éditions La Découverte: Paris, 2009
BUNGE, M. “Tecnologia e filosofia” In: ________ Epistemologia: curso de atualização. Tradução por Claudio Navarra. São Paulo : T. A. Queiroz, EDUSP, 1980. cap. 13, p. 185-220
FEENBERG, A. Entre a razão e a experiência: ensaios sobre a tecnologia e a modernidade (Ed. Brasileira). Trad. E. Beira, C. Cruz e R. Neder. S.l.: IndependentlyPublished, 2019.
____________. Tecnossistema: a vida social da razão. Trad. E. Beira e C. Cruz. S.l.: IndependentlyPublished, 2019.
FEYERABEND, P. Contra o Método. São Paulo: Editora da UNESP, 2011.
FLECK, L. Gênese e Desenvolvimento de um Fato Científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
HAHN, H.; NEURATH, O. CARNAP, R. “A concepção científica do mundo – o círculo de Viena” Cadernos de História e Filosofia da Ciência (CLE-UNICAMP), 10, 1986, p. 5-20. [Disponível em https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/cadernos/article/view/1220/1011]
HEIDEGGER, M. “A questão da técnica”. Cadernos de tradução, n. 2, Departamento de Filosofia-USP, 1997 [1954].
JONAS, H. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Trad. Marijane Lisboa, Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUCRio, 2006.
KUHN, T. A Estrutura das Revoluções Científicas. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
________. O Caminho desde a Estrutura. São Paulo: Editora da UNESP, 2006.
POPPER, K. A Lógica da Investigação Científica. São Paulo: Abril Cultural, 1980 (Col. Os Pensadores).
SIMONDON, G. Du mode d’existencedesobjetstechniques. Paris: Aubier, 1958.
Ministrantes:
Eduardo Salles de Oliveira Barra (UFPR)
Ronei Mocellin (UFPR)
Alex Calazans (UTFPR)
Veronica Bahr Calazans (UTFPR)
Conferencistas:
Andrew Feenberg (Simon Fraser University – Canadá)
Bernadette Bensaude-Vincent (Université Paris 1 – França)
Convidados:
Alberto Cupani (UFSC)
Cristiano Cordeiro Cruz (ITA)
Eládio Constantino Pablo Craia (PUCPR)
Halina Macedo Leal (FURB)
Jelson Roberto de Oliveira (PUCPR)
Mauro Condé (UFMG)
Remi Schorn (UNIOESTE)
Cronograma (sujeito a alterações):
Aulas | Data | Tema | Convidado | Ministrante | |
1 | 25/08 | Apresentação do programa | Eduardo Barra Ronei Mocellin Veronica CalazansAlex Calazans | Eduardo Barra Ronei Mocellin Veronica Calazans Alex Calazans | |
1.1 | 01/09 | Positivismo lógico: Rudolf Carnap (1891-1970) e Otto Neurath (1882-1945) | Eduardo Barra | Ronei Mocellin | |
1.2 | 15/09 | Ludwik Fleck (1896-1961) | Mauro Condé (UFMG) | Ronei Mocellin | |
1.3 | 22/09 | Gaston Bachelard (1884-1962) | Ronei Mocellin | Eduardo Barra | |
1.4 | 29/09 | Karl Popper (1902-1994) | Remi Schorn (UNIOESTE) | Eduardo Barra | |
1.5 | 06/10 | Paul Feyerabend (1924-1994) | Halina Macedo Leal (FURB) | Eduardo Barra | |
1.6 | 20/10 | Thomas Kuhn (1922-1996) | Paulo Pirozelli (USP) | Ronei Mocelin | |
2.1 | 27/10 | Mario Bunge (1919-2020) | Alberto Cupani (UFSC) | Alex e Veronica Calazans | |
2.2 | 03/11 | Martin Heidegger (1889-1976) | Eladio Craia (PUCPR) | Alex e Veronica Calazans | |
2.3 | 10/11 | Gilbert Simondon (1924-1989) | Alex e Veronica Calazans (UTFPR) | Ronei Mocelin | |
2.4 | 17/11 | Hans Jonas (1903-1993) | Jelson Roberto de Oliveira (PUCPR) | Alex e Veronica Calazans | |
3.1 | 23/11 | Tecno-ciência | Andrew Feenberg | Cristiano Cordeiro Cruz (ITA), Alex e Veronica Calazans | |
3.2 | 24/11 | Tecno-ciência | Andrew Feenberg | Cristiano Cordeiro Cruz (ITA), Alex e Veronica Calazans | |
3.3 | 25/11 | Tecno-ciência | Bernadette Bensaude-Vincent | Ronei Mocelin | |
3.4 | 26/11 | Tecno-ciência | Bernadette Bensaude-Vincent | Ronei Mocelin |
* Créditos da disciplina
ATENÇÃO: O aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. Não acontece automaticamente. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.
As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação sobre esta possibilidade.
** Aceite do orientador:
ATENÇÃO – Alunos UFPR: Para se matricular em uma Disciplina Transversal é necessário que seu orientador concorde com sua matrícula. Após fazer sua solicitação de matrícula via SIGA, entre em contato com seu orientador e peça que o mesmo faça o aceite de sua solicitação via portal do docente no SIGA. Para um passo a passo de aceite para orientadores acesse aqui.
ATENÇÃO – Alunos de instituições parceiras: Consulte os procedimentos para matrícula em Disciplinas Transversais diretamente em sua instituição. Para mais informações clique aqui.
*** Se necessário a PRPPG poderá alterar o cronograma e outras características desta disciplina sem aviso prévio.
Mais informações em: Perguntas frequentes.