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Escrita Acadêmica em Inglês 2019.2


Escrita Acadêmica em Inglês – EAI 2019.2

Disciplina TransversalEscrita Acadêmica em Inglês
Sigla no SIGAPRPPG 7000
Oferta2.º semestre 2019
Dia da semanaQuartas-feiras
HorárioDas 14h às 18h
Local (para alunos da modalidade presencial)Auditório do CIFLOMA – Engenharia Florestal, Campus Jardim Botânico (Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632).
Local (para alunos da modalidade remota)Acessar o Moodle através do SIGA com seu usuário e senha. A transmissão ocorrerá simultaneamente às aulas presenciais.
Inscrições08/07/2019 a 15/08/2019 (Sujeito ao limite de vagas, podendo encerrar antes do prazo previsto).
Previsão de início das aulas28/08/2019
Previsão de fim das aulas04/12/2019
Total de encontros previstos15 encontros
Carga horária*60h (Leia sobre os créditos ao fim desta página).
Modalidade presencial200 vagas
Modalidade remota300 vagas
Professor responsávelRonald Barry Martinez

E-mail da Disciplina: prppg7000duvidas@gmail.com

*Atenção: Todo o conteúdo, atividades, vídeos da Disciplina podem ser encontrados também na página do Prof. Ron Martinez – link

Requisitos

Ser discente regularmente matriculado na pós-graduação stricto sensu da UFPR ou ser professor vinculado ao programa de pós-graduação stricto sensu da UFPR.

Concordar com o “Termo de Aceite para Discentes” da disciplina e obter concordância do orientador no “Termo de Aceite para Orientadores”.  (Leia mais sobre os termos abaixo)**

Ementa ofertada

Esta disciplina visa a fornecer ao aluno de pós-graduação (especialmente) a base fundamental para poder redigir um texto acadêmico em língua inglesa. O gênero focado é o de artigo científico, e suas seções mais típicas: Título, Resumo, Introdução, Método, Resultados e Discussão/Conclusão. Dentro destes componentes, a aluno aprenderá, através de diversos modelos e exemplos, como os autores de tais textos constroem seus argumentos, e quais são os ingredientes linguísticos mais típicos e esperados em cada seção (especialmente nas partes de Introdução e Discussão, que costumam ser as mais desafiadoras para autores acadêmicos menos experientes). Além disso, o participante da disciplina verá diversas ferramentas com poderá usar até depois da disciplina, tais como software especializado para construir um corpus linguístico específico, e também recursos disponíveis online. A disciplina também contará com alguns especialistas que serão convidados para ministrar sobre temas importantes como, por exemplo, estratégias para se lidar com editores de revistas científicas, e processos de revisão. Até o fim da disciplina, o aluno que já tem dados coletados no início poderá ter a primeira versão de um artigo completo até o final. As aulas serão discursivas e interativas, e haverá momentos nos quais os participantes poderão ser divididos em grupos menores para focar em atividades práticas em áreas mais específicas, com o auxílio de outros docentes e doutorandos para auxiliar. O aluno deve trazer seu notebook para poder usufruir das atividades trabalhadas ao longo das aulas. O nível de inglês necessário é B1 (QEC) para poder aproveitar a disciplina.

Bibliografia

CARGILL, M.; O´CONNOR, P. Writing scientific research articles: strategy and steps. Wiley-Blackwell, 2009.

* Créditos da disciplina

O aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. Não acontece automaticamente. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.

As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação sobre esta possibilidade.

**Termos de Aceite

ATENÇÃO: Para se matricular em uma Disciplina Transversal é necessário que o aluno interessado concorde com o Termo de Aceite para Discentes” e que seu orientador concorde com o Termo de Aceite para Orientadores”. A concordância com os termos acontecerá no momento da solicitação de matrícula no SIGA (no caso dos alunos) e no momento da ciência do orientador também através do SIGA (no caso dos orientadores). Ambos visualizarão o termo e marcarão opção de concordância diretamente no sistema. O objetivo destes termos é garantir que alunos e orientadores obtenham as informações que precisam antes de se matricularem (no caso dos alunos) e antes de concordarem com a matrícula de seus orientandos (no caso dos orientadores).

*** Se necessário a PRPPG poderá alterar o cronograma, locais e outras características desta disciplina.

Mais informações em: Perguntas frequentes