(41) 3360-5336

Olhares Transversais

Apresentação do subprojeto

Equipe das Disciplinas Transversais lança nova série de entrevistas
Cada episódio conta as experiências de diferentes pessoas com o projeto de pós-graduação

Por Ana Salles

Para aqueles que já acompanham as Disciplinas Transversais ou mesmo aos que estão tendo seu primeiro contato com o Projeto nesta reportagem, há uma novidade que pode ser bem interessante: hoje (22), vai ao ar o subprojeto Olhares Transversais, intimamente ligado às disciplinas e a todos os envolvidos na sua realização.

Primeiramente, se você ainda não está a par do que é o projeto inicial, vamos voltar para 2017 por alguns minutos.

As Disciplinas Transversais

Desde 2017, a UFPR passou a ofertar aos alunos da pós-graduação stricto sensu algumas disciplinas que eram comuns a vários cursos, assim não seria necessário abrir várias turmas para ministrar a mesma aula. O sucesso e o alcance foram tão grandes que, a partir de 2019, a universidade criou parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), que abrange sete instituições estaduais de ensino superior, e em seguida com outras quatro instituições de ensino para ampliar o acesso ao conteúdo oferecido.

No início, as aulas eram ministradas em modelo híbrido: uma grande turma se reunia em um auditório para acompanhar ao vivo, e, ao mesmo tempo, havia a transmissão online para quem não tinha a oportunidade de assistir presencialmente. Em 2020, este formato teve que ser reavaliado por conta da pandemia do Covid 19, passando a ser 100% remoto. Isso permitiu que o projeto crescesse mais ainda, já que cada vez mais alunos puderam se adaptar ao modelo online.

Foi neste processo que cresceu o interesse pelas disciplinas, sua organização, seu papel na carreira acadêmica dos pós-graduandos, e, consequentemente, surgiu a ideia de documentar tudo isso.

Mas afinal, o que é esse subprojeto?

A série de entrevistas intitulada “Olhares Transversais” traz as experiências de diversas pessoas que participam de alguma forma nas disciplinas, sejam elas discentes, coordenadores, convidados, pró-reitores, monitores, entre outros.

A intenção é divulgar estes depoimentos nas redes sociais da UFPR e Instituições de Ensino Superior, as IES parceiras, para que chegue a diversos públicos, como alunos que podem se interessar nas disciplinas, docentes e coordenadores de cursos stricto sensu, a comunidade externa em geral, são diversas as possibilidades.

Os principais entrevistados serão os coordenadores das disciplinas, discentes da UFPR, assim como das instituições parceiras, membros da diretoria da SETI, pró-reitores das instituições parceiras, convidados e docentes das disciplinas, entre outros

Haverá um período de 45 a 60 dias entre cada publicação para garantir que todas as entrevistas sejam gravadas respeitando a agenda dos entrevistados e considerando a receptividade do público. A primeira entrevista publicada é com o professor Ronald Martinez, coordenador da Disciplina Transversal de Escrita Acadêmica em Inglês (EAI), mas sem spoilers! Você pode clicar no link ao final desta reportagem para assistir ao vídeo completo, ou acesse o canal do YouTube @transversais-ufpr.


Ronald B. Martinez


Fundador e Diretor do Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Assessor de Políticas Linguísticas da mesma instituição, com a qual também possui vínculo como professor no Programa de Pós-graduação em Letras (PGLet) e Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. Na University of California, Berkeley (UC Berkeley), no departamento College Writing Program, foi o criador (conteudista) da disciplina “Writing for Academic Publication” naquela instituição.

Desde 2019, atua como enviado especial do Departamento de Estado do Governo dos Estados Unidos (US Department of State) como English Language Specialist, junto a embaixadas em diversos países auxiliando na elaboração de projetos relacionados à internacionalização no ensino superior. Possui graduação em Letras da West Virginia University, especialização no Ensino de Inglês para Adultos da Cambridge University, mestrado em Linguística Aplicada e Aquisição de Segundas Línguas da University of Oxford, e doutorado em Letras Inglês da University of Nottingham.

Atualmente realiza pesquisa especialmente em áreas relacionadas à internacionalização no ensino superior, especialmente publicação internacional (English for Research Publication Purposes – ERPP), e disciplinas em inglês (English as a Medium of Instruction – EMI). Único membro na América do Sul a integrar o International Advisory Board (comitê assessor editorial) da série Routledge Studies in English-Medium Instruction. (Texto informado pelo autor)



Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5579732010674291