(41) 3360-5336

O Projeto

Apresentação

As Disciplinas Transversais representam um Projeto Institucional, criado em 2017, cuja ideia central foi ofertar aos alunos da pós-graduação stricto sensu um conjunto de disciplinas comuns a vários cursos. Esta iniciativa foi pautada na crença de que a otimização das atividades de ensino é “essencial para promover avanços na pós-graduação”.

No segundo semestre de 2020 foi lançado um “piloto” para um ampliar o escopo do projeto, através do qual foram iniciados os “Eventos Transversais“, que são ofertados para a comunidade em geral com o objetivo de “promover a disseminação do conhecimento” e “aproximação” de diversas partes com interesse nos assuntos escolhidos e abordados.

Ao longo destes anos de atuação, as disciplinas ofertadas pelo Projeto contribuíram efetivamente para a formação de milhares de alunos da UFPR e de universidades parceiras do estado do Paraná. As ofertas também têm auxiliado na desoneração de programas de pós-graduação em todo o estado, que podem contar com o apoio das Transversais no desafio de oferecer disciplinas de excelência aos seus alunos. E assim o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do ensino vem sendo cumprido ano a ano.

Atualmente o Projeto conta com 9 disciplinas: “Escrita Acadêmica em Inglês”, “Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica”, “Metodologia de Pesquisa Científica”, “Filosofias da Ciência e da Tecnologia”, “Inovação e Empreendedorismo”, “Ética em Pesquisa Científica”, “Divulgação Científica e Popularização da Ciência”, “Produção de Gêneros Acadêmicos” e “Meio Ambiente e Sustentabilidade”. Todas elas são ofertadas exclusivamente na modalidade remota e devem ser acompanhadas AO VIVO pelos alunos matriculados.

Novas possibilidades de atuação e expansão do Projeto estão sendo planejadas. Portanto, aguardem as novidades!


Em 2017, a UFPR, numa iniciativa pioneira no país, lançou uma disciplina intitulada “Escrita Acadêmica em Inglês”, ministrada pelo Prof. Ron Martinez, que compreendeu um modelo híbrido, contando com 250 alunos em regime presencial e outros 250 alunos em regime remoto. Este foi o registro de maior turma realizada na pós-graduação da UFPR e do país até então. Os recursos tecnológicos foram desenvolvidos com ferramentas simples e em formato aberto de forma que os investimentos foram mínimos. A parcela da oferta remota da disciplina foi efetuada por meio de transmissão ao vivo (“live streaming”) através da qual os alunos em regime não presencial puderam acompanhar as aulas, ter acesso aos materiais didáticos e interagir instantaneamente com o professor por intermédio de tutores. Além da interação, as aulas foram gravadas e disponibilizadas para consulta posterior dos alunos, o que facilitou ainda mais a absorção de conteúdos. Essa disciplina não constituiu apenas uma excelente iniciativa para promover ferramentas formativas, mas também para alavancar a internacionalização da universidade. A partir desta experiência, ao longo dos anos o Projeto foi sendo ampliado e novas disciplinas transversais foram acrescentadas na grade de ofertas.
Um levantamento realizado em 2020 a partir do sinal de acesso dos alunos matriculados demonstrou que as aulas foram assistidas de diversas cidades do Paraná (Mafra, Cascavel, Londrina, Maringá, Matinhos, dentre outras) e de outras cidades no Brasil (São Paulo, Belém, Joinville, Belo Horizonte, dentre outras), assim como do exterior (New York, Chicago, Assuncion, Saint Julian´s, Newark, Athone, dentre outras). Tal descoberta vai ao encontro dos objetivos do projeto de propagar a internacionalização e de promover o ensino de qualidade.
Atualmente nove disciplinas transversais são ofertadas anualmente aos alunos da pós-graduação stricto sensu da UFPR e de universidades parceiras: “Escrita Acadêmica em Inglês”, “Métodos estatísticos em pesquisa científica”, “Metodologia de Pesquisa Científica”, “Filosofias da Ciência e da Tecnologia”, “Inovação e Empreendedorismo”, “Ética em Pesquisa Científica”, “Divulgação Científica e Popularização da Ciência”, “Produção de Gêneros Acadêmicos” e “Meio Ambiente e Sustentabilidade”. Desde o início da pandemia de COVID-19 até o presente, as disciplinas são ofertadas exclusivamente na modalidade remota, devendo ser acompanhadas AO VIVO pelos alunos matriculados.
Nossa equipe é composta pela soma de profissionais de diversas áreas e competências que agregam um valor inestimável a este projeto.
Fazem parte da equipe um conjunto de docentes responsáveis pela coordenação pedagógica das disciplinas ofertadas, todos com reconhecida expertise nos conteúdos abordados nas disciplinas.
Estes coordenadores contam com a colaboração de diversos professores e palestrantes convidados que enriquecem as ofertas com suas notáveis experiências acadêmicas e práticas.
Cada uma das disciplinas também recebe o apoio de um grupo de monitores cuidadosamente selecionados e treinados para auxiliar na desafiadora tarefa de conectar docentes e discentes nas numerosas turmas do projeto.
Contamos ainda com uma dedicada equipe de coordenação composta por docentes, profissionais e estagiários que prezam pela excelência no atendimento a todas as partes interessadas no projeto para que a experiência de todos os envolvidos seja sempre tão positiva quanto possível.

Disciplina: 2023.1 – Divulgação Científica e Popularização da Ciência – DCPC

Prof.ª Regiane Ribeiro – Coordenador/Ministrante
Prof.ª Valquíria John – Coordenador/Ministrante

Kleber Kurowsky – Monitor
Laura Isabele Moro de Souza – Monitora

Disciplina: 2023.1 – Metodologia de Pesquisa Científica – MPC

Prof.º Emerson Cervi – Coordenador/Ministrante

Marlon Schmidt Polak – Monitor
Samantha Fröhlich – Monitora

Disciplina: 2023.1 – Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica – MEPC

Prof.º Paulo Justiniano Ribeiro Junior – Coordenador/Ministrante
Prof.º Lineu Alberto Cavazani de Freitas – Coordenador/Ministrante

Caetano Pires Mossulino – Monitor
Vitória Eduarda Bello – Monitora
Bianca Salles Trentin – Monitora

Disciplina: 2023.1 – Inovação e Empreendedorismo – IEE

Prof.º Victor Manoel Pelaez Alvarez – Coordenador/Ministrante

Roberta Pozzan – Monitora
Beatriz Figueiredo de Rezende – Monitora
Milena Mendes Francisco – Monitora

Disciplina: 2023.2 – Filosofias da Ciência e da Tecnologia – FCT

Prof.º Eduardo Salles de Oliveira Barra – Coordenador/Ministrante

Marlon Schmidt Polak – Monitor
Samantha Fröhlich – Monitora
Bryan Cristofer Machado  – Monitor

Disciplina: 2023.2 – Produção de Gêneros Acadêmicos – PGA

Prof.ª Geovana Gentili Santos – Coordenador / Ministrante

Flávia Gisele Nascimento – Monitora
Kleber Kurowsky – Monitor
Laura Isabele Moro de Souza – Monitora
Luísa Fófano Chudzij – Monitora

Disciplina: 2023.2 – Ética em Pesquisa Científica – EPC

Prof.º Marcelo de Meira Santos Lima – Coordenador / Ministrante

Ana Carolina Vieira da Silva Pereira – Monitora
Bianca Salles Trentin – Monitora
Vitória Eduarda Bello – Monitora

Disciplina: 2023.2 – Escrita Acadêmica em Inglês – EAI

Prof.º Ronald Barry Martinez – Coordenador / Ministrante

Roberta Pozzan – Monitora
Thales Stevan Guedes Furquim – Monitor
Milena Mendes Francisco – Monitora

Disciplina: 2023.2 – Meio Ambiente e Sustentabilidade- MAS

Profª. Kátia Valéria Marques Cardoso Prates – Coordenador/Ministrante
Profª Cristina de Araújo Lima – Coordenador/Ministrante

Leonardo de Araújo  – Monitor
Celso Soares Costa Segundo – Monitor
Kamila Karsten – Monitora

Equipe

Técnica

Ana Luiza Salles
Edição e Canal do Youtube


Supervisão de Monitoria

Vivian Bosch da Rocha


Coordenação & Gerência do Projeto

Prof.º André Luiz Felix Rodacki
Coordenador do Projeto

Larissa Teixeira Soares de Lima
Mirian Natali Blézins Moreira
Gerência e administração do Projeto


Monitoria

Mariana Ferreira dos Santos


Após alguns anos de projeto, surgiram outras ideias para ampliar a abrangência do conceito “Transversal” – Disseminar o conhecimento, contemplando de forma mais abrangente possível discentes e docentes dos cursos de pós-graduação da UFPR e instituições parceiras.



Olhares Transversais

O subprojeto “Olhares Transversais” foi pensado como uma forma leve e descontraída de veicular nos sites e mídias sociais da UFPR e IES parceiras as experiências vivenciadas por participantes do Projeto das Disciplinas Transversais. Através de entrevistas o público que fez ou faz parte do projeto (discentes, coordenadores, convidados, pró-reitores, monitores…) vai falar de suas experiências participando de alguma forma do projeto.


O nosso objetivo/intuito ao criar este subprojeto, dentro das disciplinas transversais, foi o de levar não só à comunidade interna da Universidade Federal do Paraná, mas também às nossas parceiras, Instituições de Ensino Superior, bem como à comunidade externa, os relatos desta experiência por parte dos diversos personagens que de alguma forma já integraram ou que fazem parte do projeto macro – Disciplinas Transversais.


Projeto macro este que tem sido um sucesso, iniciado com um piloto no ano de 2017, ampliado mesmo em período de pandemia e que no próximo semestre contará com mais uma disciplina: Meio ambiente e sustentabilidade, totalizando nove disciplinas transversais ofertadas. Os personagens entrevistados serão: coordenadores das disciplinas, discentes UFPR, discentes de instituições parceiras, responsáveis nas instituições parceiras, membros da diretoria da SETI, pró-reitores de instituições parceiras, convidados e docentes das disciplinas, entre outros.


Veja mais na página do subprojeto: linkdapaginaaqui


Singularidades Transversais

“Research Data Management In Data Intensive Computing” – Esta oferta foi realizada como piloto de uma disciplina com o interesse específico e direcionado, com uma proposta de carga horária de 30 h/a.


Hotsite da disciplina/evento:

http://web.inf.ufpr.br/summerschool2019/



Eventos Transversais

Lançamento dos Eventos do Projeto Transversais, que teve início com a 1.ª Palestra Internacional do renomado Prof. Dr. Paul Claval, que contou com uma ampla abrangência nacional e internacional.

Veja aqui, a reportagem publicada pela SUCOM no site da UFPR.


Na busca por constantes melhorias temos o privilégio de contar com a colaboração de profissionais extremamente competentes e dedicados que contribuem imensamente para o desenvolvimento do projeto através de suas habilidades:

Logomarca das Transversais
  • Monica Ardjomand Wimmer – SPIn (criação logomarca)

Logo horizontal e vertical

Vinheta
  • Monica Ardjomand Wimmer – SPIn (criação)
Construção do Site

Construção, programação, elaboração de textos, desenvolvimento, design e ajustes

  • Larissa Teixeira Soares de Lima – Gerente do Projeto

Programação, desenvolvimento e ajustes

  • Milena Mendes Francisco – Graduanda do Curso de Ciência da Computação UFPR – Estagiária Transversal

Elaboração, revisão de textos e ajustes

  • Mirian Natali Blézins Moreira – Administradora
Fotos & Imagens

Slider

  • Rafael Nunes
  • Marcos Solivan – SUCOM

Galeria

  • Marcos Solivan – SUCOM

Galeria Rodapé

  • Rafael Nunes

Imagens

  • Lucas José de Souza (doutorando do curso de Gestão da Informação) – Gráfico Google Analytics alcance transmissão das disciplinas.
Vídeos

Créditos finais

  • Ana Luiza Salles – Graduanda de Jornalismo UFPR – Monitora Transversal.

Edição aulas – desde 2020

  • Ana Luiza Salles – Graduanda de Jornalismo UFPR – Monitora Transversal.
Transmissões

2017 a 2021 – 1.º sem

  • José Carlos Appolinário – TVUFPR

Edição das aulas (2017 a 2019)

  • José Carlos Appolinário – TVUFPR