(41) 3360-5336

Disciplinas

Evolução das ofertas

Em 2017 iniciamos o projeto com a oferta de 01 disciplina (Escrita Acadêmica em Inglês). Em 2018, abrimos a oferta de mais 02 disciplinas na grade (Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica e Metodologia de Pesquisa Científica). No ano de 2019 ofertamos mais 02 disciplinas (Filosofias da Ciência e da Tecnologia e Research Data Management In Data Intensive Computing). Esta última ofertada como piloto de disciplina de interesse específico e direcionado, ou seja, “Singularidades Transversais”, com uma proposta de carga horária de 30 h/a. Finalizando o quadriênio, ofertamos todas as disciplinas remotamente devido ao aparecimento da Pandemia Mundial. Foram ofertadas: 04 disciplinas no 1.º semestre e 02 no 2.º semestre, sendo 02 delas novas – 01 no primeiro e 01 no segundo semestre (Inovação e Empreendedorismo e Ética em Pesquisa);


Crescimento das vagas

Aumento de vagas ofertadas – No início do projeto foram abertas 520 vagas no total, considerando as duas modalidades ofertadas (remota e presencial). Em 2018 foram abertas 1.700 vagas, considerando as duas modalidades ofertadas. Já em 2019, com o início da parceria com a SETI – IES, foram ofertadas no total das disciplinas e modalidades 2.119 vagas. E fechando esta gestão, em 2020, nós ofertamos um total de 4.550 vagas, possibilitando aos discentes da pós-graduação da UFPR e IES parceiras que continuassem a estudar e receber diversos conteúdos durante o período da pandemia mundial.

Algumas disciplinas foram propostas e programadas com a participação de expertises da nossa comunidade, de instituições parceiras e de empresas (ministrando conteúdos e temas individualmente ou partilhando com colegas).


Aceitação do público

Houve um crescimento na confiança e aceitação por parte de alguns programas e parceiras. Em alguns casos, os mesmos deixaram de ofertar as disciplinas nos próprios programas, inserindo em seus quadros as Disciplinas Transversais. Em pesquisa realizada com discentes que cursaram Disciplinas Transversais no primeiro semestre de 2020, 84,2% deles deram pontuações 8, 9 ou 10 ao serem questionados sobre o quanto recomendariam aos seus colegas as nossas disciplinas.