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Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Alunos regularmente matriculados na pós-graduação stricto sensu e docentes credenciados na pós-graduação stricto sensu da UFPR e de universidades parceiras.

Alunos UFPR:

  • Acessar o Portal de Sistemas (https://sistemas.ufpr.br/); clicar sobre o campo “Aluno – Pós Graduação” para acessar o SIGA; no menu lateral esquerdo do SIGA, clicar sobre “Disciplinas” / “Solicitações atuais” ; escolher as disciplinas de interesse e clicar em “Solicitar matrícula” .
  • Atenção: Após a solicitação da matrícula, seu orientador deverá dar sua ciência nesta (através do SIGA). Caso seu orientador precise de instruções para fazer isto, no item 10 destas perguntas frequentes está disponível um passo a passo.

Docentes UFPR:

  • Acessar o portal de docente (stricto sensu) no SIGA e clicar sobre “Disciplinas Transversais” no menu lateral esquerdo; escolher as disciplinas de interesse e clicar em “Solicitar matrícula”.

Residentes UFPR:

  • Acessar o Portal de Sistemas (https://sistemas.ufpr.br/); clicar sobre o campo “Residente” para acessar ao SIGA; no menu lateral esquerdo do SIGA, clicar sobre “Disciplinas Transversais“; escolher as disciplinas de interesse e clicar em “Solicitar Matrícula“.
  • Atenção: Após a solicitação da matrícula, seu orientador deverá dar sua ciência nesta (através do SIGA). Caso seu orientador precise de instruções para fazer isto, no item 10 destas perguntas frequentes está disponível um passo a passo.

Alunos e docentes de instituições parceiras:

Alunos e docentes UFPR:

  • Se você já fez os procedimentos descritos acima e não conseguiu solicitar sua matrícula entre em contato com o programa de pós-graduação em que está matriculado/credenciado. O programa verificará se seu cadastro no SIGA está correto e atualizado. O programa deverá estar com o ano base vigente atualizado no SIGA.
  • Caso o problema persista, o próprio programa abrirá um chamado no SIGA para regularização cadastral.

Alunos e docentes de instituições parceiras:

  • Procure o responsável pelas matrículas em sua instituição. Para visualizar os contatos dos responsáveis clique aqui.

Os alunos deverão garantir uma conexão de alta velocidade, preferencialmente através de cabeamento (evitando utilizar wifi).

Caso o aluno tente acessar o conteúdo utilizando uma conexão lenta, o Moodle e demais recursos interativos da aula poderão não funcionar adequadamente.

Para verificação de status – Alunos UFPR:

  • Acesse o SIGA; no menu lateral esquerdo clique em “Disciplinas”; depois em “Solicitação/Atuais”; “Localizar a disciplina” desejada e visualize o “status da sua matrícula“. Se a situação da sua matrícula for “solicitado“, a sua matrícula ainda está pendente, mas se a situação da sua matrícula for “matriculado“, sua matrícula já foi devidamente efetivada.
  • No Manual do Aluno você pode verificar como regularizar sua matrícula se for necessário.

Para verificação de status – Alunos de instituições parceiras/externos:

  • Acesse o SIGA; no “menu lateral esquerdo” clique em “Disciplinas Transversais”; “Localize a disciplina” desejada e visualize o “status da sua matrícula“. Se a situação da sua matrícula for “solicitado“, a sua matrícula ainda está pendente, mas se a situação da sua matrícula for “matriculado“, sua matrícula já foi devidamente efetivada. Verifique com o responsável pelas matrículas em sua instituição como regularizar sua matrícula se for necessário.
  1. Acesse o portal do docente no SIGA.
  2. Na tela inicial localize o campo vermelho “Dar ciência de matrícula” e clique em “Acessar”.
  3. Localize o orientando desejado.
  4. Clique no campo “Aprovar/recusar solicitações” abaixo das informações do aluno.
  5. Localize a disciplina em questão e concorde ou recuse a matrícula.
  6. Se você está sem acesso ao SIGA, entre em contato com o programa de pós-graduação em que está credenciado. O programa verificará se seu cadastro no SIGA está correto e atualizado e, caso seja necessário, abrirá um chamado no próprio sistema para regularização cadastral.

Consulte no Manual do Aluno aqui.

Consulte no Manual do Aluno aqui.

É necessário acompanhar as aulas em tempo real (ao vivo). Inclusive são realizadas verificações de frequência durante as aulas.

Sim, a solicitação de cancelamento é feita via SIGA pelo próprio discente até a data limite disponível no sistema.

A data limite para cancelamento deverá respeitar o determinado pelo artigo 27 da Resolução 32/17-CEPE: Art. 27.  Esta data limite, fica visível no SIGA para o aluno dentro da disciplina “solicitações/atuais”.

O cancelamento em uma ou mais disciplinas poderá ocorrer durante a primeira metade de sua programação, mediante justificativa e anuência do orientador.

  • Parágrafo único. O pedido de cancelamento de matrícula em disciplina é de responsabilidade do discente e será efetuado na plataforma de gestão acadêmica da pós-graduação da UFPR da PRPPG.

Datas limite para cancelamentos 2024.2:

DisciplinaData Limite
Pesquisas com a Biodiversidade Brasileira 11/10/2024
Meio Ambiente e Sustentabilidade01/10/2024
Filosofias da Ciência e da Tecnologia 09/10/2024
Ética em Pesquisa Científica 29/09/2024
Escrita Acadêmica em Inglês 30/09/2024
Produção de Gêneros Acadêmicos12/09/2024

Passo a passo para cancelamento de matrícula:

Alunos UFPR

  1. Acesse o SIGA.
  2. No menu do lado esquerdo da tela clique em “Disciplinas”, “Solicitação/Atuais”.
  3. Localize a disciplina desejada e clique em “Solicitar cancelamento”.
  4. Para a disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica é necessário que seu orientador aceite seu pedido de cancelamento via SIGA.
  5. Para as demais disciplinas é só aguardar. A Coordenação das Transversais irá aprovar a sua solicitação de cancelamento em até 7 dias. Não é necessário entrar em contato com a Coordenação neste período, pois a equipe receberá uma notificação via sistema sobre o seu pedido.

Passo a passo para cancelamento de matrícula:

Alunos de instituições parceiras

  1. Acesse o SIGA.
  2. No menu do lado esquerdo da tela clique em “Disciplinas Transversais”.
  3. Localize a disciplina desejada e clique em “Solicitar cancelamento”.
  4. Para que sua solicitação seja concluída é necessário que sua instituição aceite o cancelamento.
  5. Caso você nunca tenha acessado o sistema SIGA, também é possível pedir o cancelamento diretamente ao responsável pelas matrículas em Disciplinas Transversais na sua instituição. Para obter o contato do responsável, clique aqui.

Alunos UFPR:

Não. As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, mas o aproveitamento ou equivalência dos créditos dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação ao qual você está vinculado. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE. Como não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, é importante que o discente informe-se com a coordenação de seu curso sobre este assunto.


Alunos e docentes de instituições parceiras:

Consulte as regras sobre aproveitamento e equivalência em sua instituição.

O professor tem o “prazo de 60 dias após o término das aulas” para fazer o lançamento das notas. Você poderá consultar sua nota “através do portal do aluno no SIGA“.

Para visualização da nota:

  • Alunos UFPR – Através do “menu lateral esquerdo” do SIGA, clicar em “Disciplinas”; “Histórico de turmas”; “Localizar a disciplina” e visualizar nota e frequência.

  • Alunos de Instituições Parceiras – Através do “menu lateral esquerdo” do SIGA, clicar em “Turmas”; “Histórico de turmas”; “Localizar a disciplina” e visualizar nota e frequência.

Alunos UFPR:

  • Através do “menu lateral esquerdo” do SIGA, clicar em “Disciplinas”; “Histórico de turmas”; “Localizar a disciplina” e clicar sobre o botão azul (ao lado das informações da disciplina). A declaração possui “assinatura digital“. No rodapé do documento há instruções para verificação de autenticidade.

Alunos de Instituições Parceiras:

  • Através do “menu lateral esquerdo” do SIGA, clicar em “Turmas”; “Histórico de turmas”; “Localizar a disciplina” e clicar sobre o botão azul (ao lado das informações da disciplina). A declaração possui “assinatura digital“. No rodapé do documento há instruções para verificação de autenticidade.

Para que o chat não fique “caindo”, assista a aula ao vivo transmitida pelo YouTube e acompanhe o chat do Moodle em janelas lado a lado. Caso não saiba como fazer isto, assista o tutorial a seguir: