Disciplina Transversal | Filosofias da Ciência e da Tecnologia |
Sigla no SIGA | PRPPG 7006 |
Oferta | Segundo semestre de 2024 |
Dia da semana | Quarta-feira |
Horário | Das 09 h às 12h |
Local de acesso | As aulas devem ser acompanhadas remotamente AO VIVO através de link que será disponibilizado aos matriculados. |
Inscrições | 01/07/2024 a 31/07/2024 Alunos UFPR: As inscrições devem ser realizadas via portal do aluno no SIGA. Alunos de instituições parceiras: Vide instruções aqui. |
Início das aulas | 21/08/2024 |
Previsão de fim das aulas | 27/11/2024 |
Total de encontros previstos | 15 |
Carga horária / créditos | 60 horas – 4 créditos (leia sobre os créditos ao final desta página) |
Professor responsável | Eduardo Salles de Oliveira Barra |
E-mail da Disciplina: | disciplinaprppg.filosofias@ufpr.br |
Requisitos:
Ser docente ou discente vinculado à pós-graduação stricto sensu da UFPR ou de universidades parceiras do Estado do Paraná.
Consulte nossas parceiras aqui.
Ementa:
A disciplina foi concebida sob a perspectiva de que há não apenas uma, mas, sim, diversas filosofias da ciência e da tecnologia. Isso reflete diferenças importantes não apenas quanto aos padrões metodológicos, mas também quanto à lista dos problemas dos quais deve se ocupar uma reflexão filosófica sobre a ciência e/ou a tecnologia. As aulas estão divididas em dois grandes blocos: filosofias da ciência e filosofias da tecnologia. Na escolha das filosofias presentes neste programa, privilegiou-se aquelas que estivessem, ao mesmo tempo, amplamente disseminadas entre o público não especializado e houvessem tomado parte em debates relevantes com suas congêneres. Desse último aspecto, destacaram-se três debates, que atravessam ambos os blocos: (i) racionalidade e progresso científico e tecnológico, (ii) a autonomia da tecnologia e suas relações com as práticas científicas e (iii) o entorno psicossocial, cultural, político e econômico da ciência e da tecnologia. O primeiro debate marcou os primeiros anos da própria filosofia da ciência, enquanto disciplina filosófica. O ápice desse debate foi o confronto entre Popper e Kuhn sobre as prerrogativas do método científico para conduzir o progresso da ciência. O segundo debate pretende esclarecer o que poderia ser o objeto próprio de uma filosofia da tecnologia, algo relevante para a constituição dessa disciplina como um campo de reflexão que é ainda muito recente, mas, nem por isso, menos urgente e promissor. Em virtude da sua inerente complexidade, as reflexões acerca da tecnologia têm ocasionado distintos modos de articular perspectivas filosóficas, históricas e sociológicas – um caso limitado, mas representativo dessa espécie de abordagem são os chamados estudos STS (Science, Technology and Society). O terceiro e último debate pretende estender o âmbito dos contextos extra-científicos em suas tensões com as práticas científicas. Serão assim abordadas as tensões entre a ciência e os compromissos éticos, as questões de gênero, o imaginário social e os valores morais. Conforme se observa, as aulas desta disciplina excederão, portanto, à abordagem filosófica, procurando também combiná-la às abordagens históricas e sociológicas, entre outras. Para conduzir essas reflexões, além dos professores da UFPR e UTFPR que se responsabilizaram por esta programação, foram convidados professores e pesquisadores, especialistas nos temas e autores escolhidos, de diversas outras instituições nacionais.
Bibliografia (sujeita a alterações):
BACHELARD, G. Filosofia do não. Filosofia do novo espírito científico. Os Pensadores. Tradução de Joaquim José Moura Ramos. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BUNGE, M. “Tecnologia e filosofia” In: ________ Epistemologia: curso de atualização. Tradução por Claudio Navarra. São Paulo : T. A. Queiroz, EDUSP, 1980. cap. 13, p. 185-220
FEENBERG, A. Entre a razão e a experiência: ensaios sobre a tecnologia e a modernidade (Ed. Brasileira). Trad. E. Beira, C. Cruz e R. Neder. S.l.: IndependentlyPublished, 2019.
FEENBERG, A. Tecnossistema: a vida social da razão. Trad. E. Beira e C. Cruz. S.l.: IndependentlyPublished, 2019.
FEYERABEND, P. Contra o Método. São Paulo: Editora da UNESP, 2011.
FLECK, L. Gênese e Desenvolvimento de um Fato Científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
HACKING, Ian. Representar e Intervir: tópicos introdutórios de filosofia da ciência natural. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012
HAHN, H.; NEURATH, O. CARNAP, R. “A concepção científica do mundo – o círculo de Viena” Cadernos de História e Filosofia da Ciência (CLE-UNICAMP), 10, 1986, p. 5-20. [Disponível em https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/cadernos/article/view/1220/1011].
HEIDEGGER, M. “A questão da técnica”. Cadernos de tradução, n. 2, Departamento de Filosofia-USP, 1997 [1954].
HUI, Yuk. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
JONAS, H. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Trad. Marijane Lisboa, Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUCRio, 2006.
KUHN, T. A Estrutura das Revoluções Científicas. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
KUHN, T. O Caminho desde a Estrutura. São Paulo: Editora da UNESP, 2006.
POPPER, K. A Lógica da Investigação Científica. São Paulo: Abril Cultural, 1980 (Col. Os Pensadores).
SIMONDON, G. Du mode d’existencedesobjetstechniques. Paris: Aubier, 1958.
Ministrantes:
Eduardo Salles de Oliveira Barra (UFPR)
Ronei Mocellin (UFPR)
Alex Calazans (UTFPR)
Veronica Bahr Calazans (UTFPR)
Cronograma (sujeito a alterações):
* Créditos da disciplina
ATENÇÃO: O aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais não ocorre automaticamente e dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação ao qual o aluno está vinculado. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.
As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação do programa de pós-graduação de vínculo sobre este assunto.
Se necessário a Coordenação do Projeto poderá alterar o cronograma e outras características desta disciplina sem aviso prévio.
Mais informações em: https://transversais.ufpr.br/perguntas-frequentes/.