Ética em Pesquisa – EP/2021.2

OfertaSegundo semestre de 2021
Dia da semanaQuarta-feira
Horário14 h às 18 h
Local de acessoAs aulas devem ser acompanhadas remotamente AO VIVO através de link que será disponibilizado aos matriculados.
Inscrições14/07/2021 à 04/08/2021
Alunos UFPR:
As inscrições devem ser realizadas via portal do aluno no SIGA.
Alunos de instituições parceiras:
Vide instruções aqui.
Início das aulas18/08/2021
Previsão de fim das aulas27/10/2021
Total de encontros previstos11
Carga horária / créditos45 horas (3 créditos*)
Professor responsávelMarcelo M. S. Lima

E-mail da Disciplina: contatoeticaempesquisa@gmail.com

Requisitos:

Ser docente ou discente vinculado à pós-graduação stricto sensu da UFPR ou de universidades parceiras do Estado do Paraná.

Consulte nossas parceiras aqui.

Ementa:

A partir do século XIX a ciência expandiu-se enormemente, tornando-se uma atividade complexa e estabelecendo uma profunda inter-relação com a sociedade. Dentre estas camadas de contato podemos destacar a econômica, a jurídica e a política que produzem, conjuntamente, uma profunda reverberação sobre o fazer científico. Assim, às preocupações a cerca da qualidade da investigação científica, acrescentaram-se a questões mais abrangentes referentes às responsabilidades do pesquisador e às repercussões sociais de seu trabalho. Portanto, a presente disciplina enfocará nos dilemas éticos, valores envolvidos e implicações dessas escolhas dentro das diferentes nuances da atividade científica. Assim, serão abordados aspectos referentes aos seguintes eixos temáticos: construção histórica do pensamento ético, influências das métricas sobre as condutas éticas, Comitês de Ética em Pesquisa, Regulamentação e aspectos legais, Relações econômicas dos direitos intelectuais.

Objetivos: Construir uma visão reflexiva sobre os temas sensíveis aos valores morais e éticos de uma ciência moderna, ampla e responsável perante a sociedade. Em conjunto, espera-se fornecer subsídios teóricos e práticos a cerca da atuação do cientista na produção, análise e divulgação de dados.

Bibliografia (sujeita a alterações):

KANT, I. Crítica da razão prática. Tradução, Antônio Carlos Braga. Coleção grandes obras do pensamento universal. São Paulo: Editora Lafonte, 2018.

Normativas do CONCEA para produção, manutenção ou utilização de animais em atividades de ensino ou pesquisa científica, CONCEA, 2016. 4a. Edição. Disponível em: http://www.mctic.gov.br/mctic/export/sites/institucional/institucional/concea/arquivos/publicacoes/ebook-normativas.pdf

Knight, A. The costs and benefits of animal experimentation.Hampshire:Palgrave-MacMillan, 2011. 254 p.

AZEVEDO, M. A. Origens da bioética. NASCER E CRESCER. Revista do Hospital de Crianças Maria Pia, 2010, v XIX, no. 4.

RESOLUÇÃO No 510, DE 07 DE ABRIL DE 2016. Publicada no DOU no 98, terça-feira, 24 de maio de 2016 – seção 1, páginas 44, 45, 46.

RESOLUÇÃO No 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012. Publicada no DOU no 12 – quinta-feira, 13 de junho de 2013 – Seção 1 – Página 59.

Cronograma:

Aula Data Professor Assunto
Aula 1 18/08Marcelo Construção histórica do pensamento moral e ético.
Aula 2 25/08MarcosDireitos autorais, patentes, direitos de imagem e voz.
Aula 3 01/09Marcos Plágio e plágio acadêmico.
—-——08/09 —————–Feriado Municipal (Curitiba).
Aula 4 15/09Regiane/LuizaAspectos éticos na comunicação e divulgação científica – Participação Agência Escola UFPR.
Aula 5 22/09MarcosRegulamentação, normatividade e casos concretos sobre propriedade intelectual.
Aula 6 29/09 CarlaComitês de ética em pesquisa no uso de animais.
Aula 7 06/10Ilana/Ida Aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos.
Aula 8 13/10 MarceloDesafios éticos para a ciência do século XXI.
Aula 9 20/10 Carlos A força da inovação na ciência – desafios éticos.
Aula 1027/10 Marcelo Respondendo a perguntas dos alunos.
Aula 1103/11Marcelo Avaliação – Preenchimento questionário Google Forms.

ATENÇÃO: O aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. Não acontece automaticamente. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.

As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação sobre esta possibilidade.

** Aceite do orientador:

ATENÇÃO – Alunos UFPR: Para se matricular em uma Disciplina Transversal é necessário que seu orientador concorde com sua matrícula. Após fazer sua solicitação de matrícula via SIGA, entre em contato com seu orientador e peça que o mesmo faça o aceite de sua solicitação via portal do docente no SIGA. Para um passo a passo de aceite para orientadores acesse aqui.

ATENÇÃO – Alunos de instituições parceiras: Consulte os procedimentos para matrícula em Disciplinas Transversais diretamente em sua instituição. Para mais informações acesse aqui.

*** Se necessário a PRPPG poderá alterar o cronograma e outras características desta disciplina sem aviso prévio.

Mais informações em: Perguntas frequentes.