Disciplina Transversal | Escrita Acadêmica em Inglês |
Sigla no SIGA | PRPPG 7000 |
Oferta | Segundo semestre de 2021 |
Dia da semana | Quinta-feira |
Horário | Das 9 h às 11 h |
Local | As aulas devem ser acompanhadas remotamente AO VIVO através de link que será disponibilizado aos matriculados. |
Inscrições | 14/07/2021 à 04/08/2021 Alunos UFPR: As inscrições devem ser realizadas via portal do aluno no SIGA. Alunos de instituições parceiras: Vide instruções aqui. |
Previsão de início das aulas | 19/08/2021 |
Previsão de fim das aulas | 11/11/2021 |
Total de encontros previstos | 12 |
Carga horária* | 60h (4 créditos*) |
Professor responsável | Ronald Barry Martinez |
E-mail da Disciplina | escritaacademicaemingles@gmail.com |
E-mail da Disciplina: escritaacademicaemingles@gmail.com
*Atenção: As aulas serão ministradas em Inglês.
Requisitos:
Ser docente ou discente vinculado à pós-graduação stricto sensu da UFPR ou de universidades parceiras do Estado do Paraná.
Consulte nossas parceiras aqui.
Objetivos:
Esta disciplina, que será ministrada em língua inglesa, visa a fornecer ao aluno de pós-graduação (especialmente) a base fundamental para poder redigir um texto acadêmico em inglês. O gênero focado é o de artigo científico, e suas seções mais típicas: Título, Resumo, Introdução, Método, Resultados e Discussão/Conclusão. Dentro destes componentes, a aluno aprenderá, através de diversos modelos e exemplos, como os autores de tais textos constroem seus argumentos, e quais são os ingredientes linguísticos mais típicos e esperados em cada seção (especialmente nas partes de Introdução e Discussão, que costumam ser as mais desafiadoras para autores acadêmicos menos experientes). Além disso, o participante da disciplina verá diversas ferramentas que poderá usar até depois da disciplina, tais como software especializado para construir um corpus linguístico específico, e também recursos disponíveis online. A disciplina também contará com alguns especialistas que serão convidados para ministrar sobre temas importantes como, por exemplo, estratégias para se lidar com editores de revistas científicas, e processos de revisão. Até o fim da disciplina, o aluno que já tem dados coletados no início poderá ter a primeira versão de um artigo completo até o final. As aulas serão discursivas e interativas, e a participação dos orientadores (por meio do aluno participante da disciplina) também será exigida. O aluno deve trazer seu notebook para poder usufruir das atividades trabalhadas ao longo das aulas. É recomendado já ter dados coletados, ou estar no processo da coleta. O nível mínimo de inglês necessário é B1 (QEC) para poder aproveitar a disciplina.
Bibliografia:
Biografia preliminar: Esta bibliografia será modificada e/ou atualizada de acordo com o andamento e as necessidades do curso.
Hewings, M. (2006). English language standards in academic articles: Attitudes of peer reviewers. Revista canaria de estudios ingleses, (53), 47-62.
Hirano, E. (2009). Research article introductions in English for specific purposes: A comparison between Brazilian Portuguese and English. English for specific purposes, 28(4), 240-250.
Hyland, K. (2016). Academic publishing and the myth of linguistic injustice. Journal of Second Language Writing, 31, 58-69.
Cronograma de Aulas
Semana 1 19/08/21 | Theme: Introducing Academic Writing Tema: Introdução à Publicação Acadêmica Foco: Estado atual das publicações acadêmicas, problemas comuns enfrentados pelos alunos, o papel da “linguagem” no processo de redação da pesquisa. |
Semana 2 26/08/21 | Theme: Issues of Language Tema: Resolvendo questões de linguagem Foco: Contar uma “história” de pesquisa; seções mais comuns em artigos de pesquisa; questões gramaticais (e estratégias para resolver por conta própria); uso de ferramentas eletrônicas |
Semana 3 02/09/21 | Theme: Planning Your Writing Tema: Planejando sua escrita Foco: Considerar “público” ao planejar RAs; a noção de “conversa” de pesquisa na escrita acadêmica; algumas práticas de bons escritores de RA; criar um “espaço de pesquisa” em seu artigo |
Semana 4 09/09/21 | Theme: Orienting the Reader Tema: Orientando o leitor: Título, Resumo e Introdução Foco: A importância do título; diferentes tipos de títulos; a noção de “reivindicação” e “evidência”; fundamentos da construção de argumentos; reutilização da linguagem (“bom” plágio); foco da linguagem: a gramática das introduções; utilidade de falar com os outros sobre o processo de escrita para valorizar seu produto de escrita |
Semana 5 16/09/21 | Theme: Writing Your Introduction Tema: Escrevendo sua Introdução Foco: Problemas típicos nas seções de Introdução; os benefícios de obter feedback dos colegas; evitar “informações estranhas” ao escrever; |
Semana 6 23/09/21 | Theme: The 3 “Cs” and Authorial Voice Tema: Os 3 “Cs” e Vozes Autorais Foco: As noções de coerência, coesão e clareza ao escrever RAs; coesão lexical e uso de dispositivos coesivos em seu texto; como usar a literatura em seu RA sem perder sua “voz” como autor |
Semana 7 30/09/21 | Theme: The Method Section Tema: A seção Método Foco: O papel e a importância da seção Método; problemas comuns da seção Método; analisar a seção Método de um artigo publicado |
Semana 8 07/10/21 | Theme: Considering how to present your data Tema: Elementos gráficos Foco: A importância de destacar dados estrategicamente; como e quando usar tabelas, e como escolher dados para gráficos, e quais formatos (pizza, barras, etc.). |
Semana 9 14/10/21 | Theme: Discussing your Results Tema: Discutindo seus resultados Foco: A importância de ser um leitor e escritor crítico (e como se tornar um); como e porque uma seção de Discussão mal construída pode contribuir para uma rejeição da AR; os “ingredientes” de uma boa seção de Discussão; referindo-se a tabelas e figuras; |
Semana 10 21/10/21 | Theme: Discussing and Concluding Tema: Discutindo e Concluindo Foco: Você deve misturar seções (por exemplo, “Resultados e Discussão”, “Discussão e Conclusão”)?; a importância de incluir limitações; ter cuidado para não exagerar as reivindicações; a noção de “hedging”; conectar a Discussão/Conclusão às seções anteriores na RA; |
28/10/21 | PONTO FACULTATIVO – Dia do Servidor Público |
Semana 11 04/11/21 | Theme: Telling the world why your research matters Tema: Disseminando seu trabalho Foco: O que é a divulgação científica, e por que é importante você pensar estrategicamente nela? Pensando “além do artigo”. |
Semana 12 11/11/21 | Theme: Before you submit Tema: Antes de se submeter: Algumas dicas Foco: O que é plágio (e o que não é), e porque é importante; fazer um teste de plágio; O que são revistas “predatórias”, e como evitá-las; O que faz uma boa carta de apresentação? Lidar com revisores e editores de revistas |
Observação: As demais horas serão computadas para execução das tarefas.
* Créditos da disciplina:
ATENÇÃO: O aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. Não acontece automaticamente. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.
As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação sobre esta possibilidade.
** Aceite do orientador:
ATENÇÃO – Alunos UFPR: Para se matricular em uma Disciplina Transversal é necessário que seu orientador concorde com sua matrícula. Após fazer sua solicitação de matrícula via SIGA, entre em contato com seu orientador e peça que o mesmo faça o aceite de sua solicitação via portal do docente no SIGA. Para um passo a passo de aceite para orientadores acesse aqui.
ATENÇÃO – Alunos de instituições parceiras: Consulte os procedimentos para matrícula em Disciplinas Transversais diretamente em sua instituição. Para mais informações clique aqui.
*** Se necessário a PRPPG poderá alterar o cronograma e outras características desta disciplina sem aviso prévio.
Mais informações em: Perguntas frequentes.