Disciplina Transversal | Produção de Gêneros Acadêmicos |
Sigla no SIGA | PRPPG-7011 |
Oferta | Segundo semestre de 2024 |
Dia da semana | Quintas-feiras |
Horário | Das 14h às 17h |
Local | As aulas devem ser acompanhadas AO VIVO através de link que será disponibilizado aos matriculados. |
Inscrições | 01/07/2024 a 31/07/2024 Alunos UFPR: As inscrições devem ser realizadas via portal do aluno no SIGA. Alunos de instituições parceiras: Vide instruções aqui. |
Início das aulas | 22/08/2024 |
Previsão de fim das aulas | 03/10/2024 |
Total de encontros previstos | 07 |
Carga horária | 30h – 2 créditos (leia sobre os créditos ao final desta página)* |
Professor responsável | Geovana Gentili Santos |
E-mail da disciplina: | pga.transversais@ufpr.br |
Requisitos:
Ser docente ou discente vinculado à pós-graduação stricto sensu da UFPR ou de universidades parceiras do Estado do Paraná.
Consulte nossas parceiras aqui.
Ementa:
Linguagem, Discurso e Gêneros do Discurso. Gêneros Acadêmicos: orais e escritos. Leitura e Escrita Acadêmica: organização e planejamento. Fichamento. Paráfrase. Plágio. Referências. Resenha. Resumo Acadêmico. Artigo Científico. Dissertação. Tese. Comunicação Oral. Seminário. Parágrafo, coesão, coerência, paralelismo. Regência verbal e nominal. Revisão textual.
Bibliografia (sujeita a alterações):
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed., 2ª tiragem. São Paulo: Editora WMF, 2015.
BECKER, Howard S. Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
FERRAREZI JUNIOR, Celso. Guia do Trabalho Científico: do projeto à redação final. 3. reimp. São Paulo: Contexto, 2013.
GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.
KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à Linguística Textual: trajetória e grandes temas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
LÉTOURNEAU, Jocelyn. Ferramentas para o pesquisador iniciante. São Paulo: Martins Fontes, 2011
MAGALHÃES, Anderson Salvaterra; KOGAWA, João. Pensadores da análise do discurso: uma introdução. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.
MACHADO, Vilma [et al]. Manual de normalização de documentos científicos de acordo com as normas da ABNT. Curitiba: Ed. UFPR, 2022. [recurso eletrônico].
MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: prática de fichamentos, resumos, resenhas. 3. ed. São Paulo: Atlas/Gen, 2023.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e Leitura. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PERISSÉ, Gabriel. A Arte da Palavra: como criar um estilo pessoal na comunicação escrita. Barueri: Manole, 2003.
ROTH-MOTTA, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
SQUARISI, Dad; SALVADOR, Arlete. Escrever melhor: guia para passar textos a limpo. 2. ed., 2. Reimp. São Paulo: Contexto, 2013.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2018.
VIEIRA, Francisco Eduardo; FARACO, Carlos Alberto. Escrever na universidade: texto e discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
VOLOCHÍNOV (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2. ed. Trad.: Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. São Paulo: Editora 34, 2018.
Avaliação:
Avaliação progressiva na disciplina por meio de atividades na sala de aula no AVA (Moodle). Mais informações sobre a avaliação serão fornecidas durante as aulas.
* Créditos da disciplina
Atenção: O aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais não ocorre automaticamente e dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação ao qual o aluno está vinculado. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.
As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação do programa de pós-graduação de vínculo sobre este assunto.
Se necessário a Coordenação do Projeto poderá alterar o cronograma, locais e outras características desta disciplina.
Mais informações em: https://transversais.ufpr.br/perguntas-frequentes/