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Produção de Gêneros Acadêmicos – PGA/2024.2


Produção de Gêneros Acadêmicos – PGA/2024.2

Produção de Gêneros Acadêmicos – PGA/2024.2

Disciplina TransversalProdução de Gêneros Acadêmicos
Sigla no SIGAPRPPG-7011
OfertaSegundo semestre de 2024
Dia da semanaQuintas-feiras
HorárioDas 14h às 17h
LocalAs aulas devem ser acompanhadas AO VIVO através de link que será disponibilizado aos matriculados.
Inscrições01/07/2024 a 31/07/2024
Alunos UFPR: As inscrições devem ser realizadas via portal do aluno no SIGA.
Alunos de instituições parceiras: Vide instruções aqui.
Início das aulas22/08/2024
Previsão de fim das aulas03/10/2024
Total de encontros previstos07
Carga horária30h – 2 créditos (leia sobre os créditos ao final desta página)*
Professor responsávelGeovana Gentili Santos
E-mail da disciplina:pga.transversais@ufpr.br

Requisitos:

Ser docente ou discente vinculado à pós-graduação stricto sensu da UFPR ou de universidades parceiras do Estado do Paraná.

Consulte nossas parceiras aqui.


Ementa:

Linguagem, Discurso e Gêneros do Discurso. Gêneros Acadêmicos: orais e escritos. Leitura e Escrita Acadêmica: organização e planejamento. Fichamento. Paráfrase. Plágio. Referências. Resenha. Resumo Acadêmico. Artigo Científico. Dissertação. Tese. Comunicação Oral. Seminário. Parágrafo, coesão, coerência, paralelismo. Regência verbal e nominal. Revisão textual.


Bibliografia (sujeita a alterações):

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.  

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed., 2ª tiragem. São Paulo: Editora WMF, 2015. 

BECKER, Howard S. Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro: Zahar, 2015. 

FERRAREZI JUNIOR, Celso. Guia do Trabalho Científico: do projeto à redação final. 3. reimp. São Paulo: Contexto, 2013. 

GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010. 

KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à Linguística Textual: trajetória e grandes temas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015. 

LÉTOURNEAU, Jocelyn. Ferramentas para o pesquisador iniciante. São Paulo: Martins Fontes, 2011 

MAGALHÃES, Anderson Salvaterra; KOGAWA, João. Pensadores da análise do discurso: uma introdução. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.  

MACHADO, Vilma [et al]. Manual de normalização de documentos científicos de acordo com as normas da ABNT. Curitiba: Ed. UFPR, 2022. [recurso eletrônico]. 

MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: prática de fichamentos, resumos, resenhas. 3. ed. São Paulo: Atlas/Gen, 2023. 

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e Leitura. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2012.  

PERISSÉ, Gabriel. A Arte da Palavra: como criar um estilo pessoal na comunicação escrita. Barueri: Manole, 2003.  

ROTH-MOTTA, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.  

SQUARISI, Dad; SALVADOR, Arlete. Escrever melhor: guia para passar textos a limpo. 2. ed., 2. Reimp. São Paulo: Contexto, 2013.  

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2018.   

VIEIRA, Francisco Eduardo; FARACO, Carlos Alberto. Escrever na universidade: texto e discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.  

VOLOCHÍNOV (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2. ed. Trad.: Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. São Paulo: Editora 34, 2018. 


Cronograma de aulas (sujeito a alterações):


Avaliação:

Avaliação progressiva na disciplina por meio de atividades na sala de aula no AVA (Moodle). Mais informações sobre a avaliação serão fornecidas durante as aulas.


* Créditos da disciplina

Atenção: O aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais não ocorre automaticamente e dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação ao qual o aluno está vinculado. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.

As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação do programa de pós-graduação de vínculo sobre este assunto.


Se necessário a Coordenação do Projeto poderá alterar o cronograma, locais e outras características desta disciplina.


Mais informações em: https://transversais.ufpr.br/perguntas-frequentes/