Disciplina Transversal | Produção de Gêneros Acadêmicos |
Sigla no SIGA | PRPPG-7011 |
Oferta | 2.º semestre 2022 |
Dia da semana | Quintas-feiras |
Horário | Das 14h às 17h |
Local | As aulas devem ser acompanhadas ao vivo pelo YouTube (o link será fornecido semanalmente através do Moodle). |
Inscrições | 04/07/2022 a 05/08/2022 Alunos UFPR: As inscrições devem ser realizadas via portal do aluno no SIGA. Alunos de instituições parceiras: Vide instruções aqui. |
Início das aulas | 25/08/2022 |
Previsão de fim das aulas | 20/10/2022 |
Total de encontros previstos | 7 encontros |
Carga horária | 30h (2 créditos*) |
Professor responsável | Geovana Gentili Santos |
E-mail da disciplina: pga.transversais@ufpr.br
Requisitos:
Ser docente ou discente vinculado à pós-graduação stricto sensu da UFPR ou de universidades parceiras do Estado do Paraná.
Consulte nossas parceiras aqui.
Ementa:
Linguagem, Discurso e Texto. Leitura e Escrita Acadêmica. Fichamento. O Método Científico. Formas de Divulgação Científica. Gêneros Acadêmicos: orais e escritos. Resenha. Resumo Acadêmico. Artigo Científico. Dissertação. Tese. Comunicação Oral. Seminário. Elementos do texto: coesão, coerência, paralelismo. Revisão Textual e Processo Editorial.
Bibliografia (sujeita a alterações):
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed., 2ª tiragem. São Paulo: Editora WMF, 2015.
BECKER, Howard S. Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.
KALLESTINOVA, Elena. Como escrever seu primeiro trabalho de pesquisa. Yale Journal of Biology and Medicine. 84, pp. 181-190, 2011.
KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à Linguística Textual: trajetória e grandes temas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
LÉTOURNEAU, Jocelyn. Ferramentas para o pesquisador iniciante. São Paulo: Martins Fontes, 2011
MAGALHÃES, Anderson Salvaterra; KOGAWA, João. Pensadores da análise do discurso: uma introdução. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.
MACHADO, Vilma [et al]. Manual de normalização de documentos científicos de acordo com as normas da ABNT. Curitiba: Ed. UFPR, 2022. [recurso eletrônico].
ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e Leitura. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
ROTH-MOTTA, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
VIEIRA, Francisco Eduardo; FARACO, Carlos Alberto. Escrever na universidade: texto e discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
VOLOCHÍNOV (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2. ed. Trad.: Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. São Paulo: Editora 34, 2018.
VOLPATO, G.L. Bases Teóricas para Redação Científica. São Paulo: Cultura Acadêmica; Vinhedo: Scripta Editora, 2007.
VOLPATO, Gilson. O método lógico para redação científica. Rev Eletron de Comun Inf Inov Saúde. 9(1), pp.1-14, 2015.
Sharma, Rajaei; Ogle, Harriet. Doze dicas para estudantes que desejam escrever e publicar. Medical Teacher, 44(1), pp. 360-365, 2022. DOI: 10.1080/0142159X.2021.1908977.
Ministrantes:
Geovana Gentilli Santos (UFPR)
Eva Scheliga (UFPR)
Adriano Eduardo Lima e Silva (UTFPR)
* Créditos da disciplina
Atenção: O aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. Não acontece automaticamente. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.
As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação do programa de pós-graduação de vínculo sobre esta possibilidade.
**Se necessário a Coordenação do Projeto poderá alterar o cronograma, locais e outras características desta disciplina.
Mais informações em: https://transversais.ufpr.br/perguntas-frequentes/