Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica – MEPC/2021.1 – Remota

Oferta1.º semestre 2021
Dia da semanaQuartas-feiras
HorárioDas 14h às 18h
Local de acessoAs aulas devem ser acompanhadas ao vivo através do SIGA.
Inscrições22/02/2021 a 12/03/2021
Início das aulas17/03/2021
Previsão de fim das aulas30/06/2021
Total de encontros previstos15 encontros
Carga horária*60h (Leia sobre os créditos ao fim desta página).
Modalidade remota600 vagas
Professor responsávelPaulo Justiniano Ribeiro Junior

E-mail da disciplina: mepc2021@ufpr.br

Requisitos:

Ser docente ou discente vinculado à pós-graduação stricto sensu da UFPR ou de universidades parceiras do Estado do Paraná.

Consulte nossas parceiras aqui.

Ementa:

Fundamentos de estatística, princípios e áreas de aplicação; Métodos descritivos e visualização de dados; Noções de probabilidades e variáveis aleatórias; Amostragem, modelagem e inferência estatística e seus paradigmas; Tópicos e modelagem e métodos estatísticos. Estudos de caso em aplicações de estatística.

Bibliografia:

BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A. Estatı́stica Básica. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2017

DIGGLE, P. J.; CHETWYND, A. G. Statistics and Scientific Method: An Introduction for Students and Researchers. 1. ed. Oxford: Oxford University Press, 2011

MAGALHÃES, M. N.; LIMA, A. C. P. de. Noções de Probabilidade e Estatı́stica. 7. ed. São Paulo: Edusp, 2015.

NOLAN, D.; SPEED, T. Stat Labs: Mathematical Statistics through Applications.  ed. New York: Springer, 2000.

UTTS, J. M. Seeing Through Statistics, 2005

WILD, C. J.; SEBER, G. A. F. Chance Encounters: A First Course in Data Analysis and Inference, 2000.

Estatística – Ensino Remoto – DEST/UFPR. Playlist de vídeos: https://www.youtube.com/playlist?list=PLQcLb-PUD9WNZnVBYDKEonioyJw3nEaOM

Outras referências serão fornecidas nas partes de conteúdos temáticos a partir da aula 08 pelos professores ministrantes.

ATENÇÃO: O aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. Não acontece automaticamente. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.

As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação sobre esta possibilidade.

CRONOGRAMA DE AULAS (Sujeito a alterações):

AulaDataAssunto
Aula 1 17/03 Tema: Introdução ao curso. Estatística e ciência. Ministrante: Paulo Justiniano (UFPR).Tema: Questionário com perfil dos participantes e elementos de estatística descritiva. Ministrante: Walmes Zeviani/Suellen (UFPR).Tema: Introdução ao programa computacional R. Ministrante: Fernando Mayer (UFPR).
Aula 224/03Tema: Visualização de dados Parte I.Ministrante: Walmes Marques Zeviani (UFPR).Tema: Visualização de dados Parte II.Ministrante: Fernando Mayer (UFPR).
Aula 331/03Tema: Visualização de dados.Ministrante: Walmes Marques Zeviani (UFPR).Tema: Medidas descritivas e suas propriedades. Medidas de posição, dispersão.Ministrante: Paulo Justiniano (UFPR).Tema: Uso da linguagem R.Ministrante: Fernando Mayer (UFPR).
Aula 407/04Tema: Medidas descritivas e suas propriedades (cont.). Medidas de associação.Ministrante: Paulo Justiniano (UFPR).Ministrante: Fernando Mayer (UFPR).Tema: Uso da linguagem R.
Aula 514/04Tema: Análise de componentes principais (PCA).Ministrante: Cesar Augusto Taconeli (UFPR).Tema: Análise de agrupamentos (cluster).Ministrante: Eduardo Vargas Ferreira (UFPR).
Aula 628/04Tema: Introdução a Probabilidades (conceitos, propriedades, distribuições, exemplos).Ministrante: Paulo Justiniano (UFPR).Tema: Ilustração computacional em linguagem R: Estudos de caso.Ministrante: Walmes Marques Zeviani (UFPR).
Aula 705/05Tema: Probabilidades.Ministrante: Paulo Justiniano (UFPR).Tema: Introdução a Inferência Estatística.Ministrante: Paulo Justiniano (UFPR).
Aula 812/05Data: /05/2021.Tema: Pesquisa reproduzível.Ministrante: Marcelo Lima (UFPR) e Fernando Mayer (UFPR).Tema: Documentos dinâmicos com o R.Ministrante: Fernando Mayer (UFPR).
Aula 919/05Tema: Amostragem.Ministrante: Pedro Luis do Nascimento Silva (Science/ENCE-IBGE).
Aula 10 26/05Tema: Modelos de regressão.Ministrante: Paulo Justiniano.Tema: Modelos de regressão II.Ministrante: Walmes Zeviani/Wagner Bonat (UFPR).
Aula 1102/06 Tema: Algumas extensões do modelo de regressão. Ministrante: Paulo Justiniano (UFPR).Tema: Introdução à Análise de Sobrevivência.Ministrante: Silvia Shimakura (UFPR).
Aula 1209/06Tema: Análise de Experimentos.Ministrante: Walmes Marques Zeviani (UFPR).Tema: An introduction to longitudinal data analysis. Ministrante: Peter J. Diggle.
Aula 1316/06Tema: Métodos de avaliação e Teoria de Resposta ao Item.Ministrante: Dalton Andrade (UFSC) e Adilson dos Anjos (UFPR).
Aula 14 23/06Tema: Model-based Geostatistics for negleted tropical diseases (NTD) research.Ministrante: Peter J. Diggle.Tema: Avaliação do Impacto.Ministrante: Marcel de Toledo Vieira (UFJF).
Aula 1530/06Tema: Fundamentos e estudos de caso em aprendizado de máquina (machine learning).Ministrante: Luiz Eduardo (UFPR).Atividades de encerramento

Mais informações em: Perguntas frequentes

** Se necessário a PRPPG poderá alterar o cronograma, locais e outras características desta disciplina.