MPC/2023.1 – Metodologia de Pesquisa Científica

Oferta 1.º semestre de 2023
Dia da semana Quarta-feira
Horário Das 9h às 12h
Local de acesso As aulas devem ser acompanhadas ao vivo pelo YouTube (o link será fornecido semanalmente através do Moodle).
Inscrições 06/02/2023 a 06/03/2023

Alunos UFPR: As inscrições devem ser realizadas via portal do aluno no SIGA.

Alunos de instituições parceiras: Vide instruções aqui.

Início das aulas 22/03/2023
Previsão de fim das aulas 28/06/2023
Total de encontros previstos 15
Carga horária / créditos 60h – 4 créditos (Leia sobre os créditos ao fim desta página)
Professor responsável Emerson Cervi
E-mail da Disciplina metodologiatransversal@ufpr.br

Requisitos:

Ser docente ou discente vinculado à pós-graduação stricto sensu da UFPR ou de universidades parceiras do Estado do Paraná.

Consulte nossas parceiras aqui.

Ementa ofertada:

Questões fundamentais sobre ciência, conhecimento e pesquisa. Áreas de pesquisa e formas de produção de conhecimento. Formas e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa. Critérios para a elaboração de trabalhos acadêmicos, projetos de pesquisa e relatórios de resultado de pesquisa. Revisão de literatura, publicação em periódicos e principais debates em ética na pesquisa.

Referências bibliográficas:

KUHN Thomas. The structure of scientific revolutions. Chicago: Universityof Chicago Press, 1962
LAKATOS, Imre. The Methodology of Scientific Research Programmes: Philosophical Papers Volume 1. Cambridge: Cambridge University Press, 1977.
MARCONI, Marina de A. Fundamentos de Metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas – 6 edição, 2006
POPPER, Karl. A Lógica da Pesquisa Científica. São Paulo: Editora Cultrix, 2007
RAGIN, Charles C (1994). Constructing Social Research: the unitand diversity of method. Pine Forge Press: Thousand Oaks
ROSENBERG, Morris (1971). A Lógica da Análise do Levantamento de Dados. São Paulo: Editora Cultrix/Editora da Universidade de São Paulo

CRONOGRAMA DE AULAS

Aula Data Tema Docente
1 22/03 Normas e formatação de trabalhos acadêmicos. Marivete Quadros
2 29/03 Sistema de base indexadoras Josefina Aparecida Soares Guedes (SIBI)
3 05/04 O uso do Conhecimento – método científico Emerson Cervi
4 12/04 O uso do método científico – validade e reprodutibilidade Emerson Cervi
5 19/04 Métodos de Pesquisa – quantitativa Emerson Cervi
6 26/04 Métodos de Pesquisa – quantitativa Fernanda Miranda
7 03/05 Métodos de Pesquisa – quantitativa Fernanda Miranda
8 10/05 Métodos de Pesquisa – qualitativa João Rickli
9 17/05 Métodos de Pesquisa – qualitativa Valquíria John
10 24/05 Métodos de Pesquisa – qualitativa Ronaldo Correa
11 31/05 Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa Ana Lorena de Oliveira Bruel
12 07/06 Revisão Sistemática Regina Pagani
13 14/06 Relatórios e comunicação de resultados de pesquisa Luciana Kalinke
14 21/06 Publicações em periódicos José Andriguetto
15 28/06 Ética em pesquisa e direitos autorais Sérgio Staut

**Se necessário a Coordenação do Projeto poderá alterar o cronograma e outras características desta disciplina.

Orientações aos alunos

A disciplina tem caráter de formação básica sobre problemas de pesquisa e produção de conhecimento. Ao longo do semestre, professores de diferentes áreas contribuem com variadas abordagens de pesquisa e conhecimento científico, de modo que a proposta é de ampliação do olhar sobre as possibilidades e modalidades de pesquisa.

A avaliação da disciplina será feita pelo(a) orientador(a) de cada aluno(a), que deverá estar de acordo com a matrícula de seu(a) orientando(a) e se comprometer a avaliar o projeto de pesquisa elaborado pelo(a) mesmo(a) segundo a tabela de critérios que será fornecida ao longo da disciplina.

Os projetos que serão alvo de avaliação, devem ser realizados pelo(a)s aluno(a)s que não os apresentaram quando do ingresso no programa de pós-graduação ou, para aqueles que já entregaram projeto em momento anterior, devem ser adaptados a partir dos temas trabalhados na disciplina transversal.

Orientações aos professores orientadores

A disciplina transversal de metodologia, voltada para todos os cursos de pós-graduação, tem como objetivo fornecer diferentes perspectivas de pesquisa e conhecimento científico, bem como fornecer ferramentas básicas de pesquisa.

O objetivo da disciplina é permitir uma formação básica transdisciplinar dos alunos de pós-graduação. A matrícula do(a)s aluno(a)s está vinculada ao aceite do orientador(a), que será responsável, ao fim do processo, por avaliar o projeto de pesquisa de seu orientando(a) através da tabela de critérios que será fornecida.

Créditos da disciplina

ATENÇÃO: O aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. Não acontece automaticamente. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.

As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação sobre esta possibilidade.

Mais informações em: https://transversais.ufpr.br/perguntas-frequentes/