Disciplina Transversal | Escrita Acadêmica em Inglês |
Sigla no SIGA | PRPPG 7000 |
Oferta | Segundo semestre de 2022 |
Dia da semana | Quinta-feira |
Horário | Das 10 h às 12 h |
Local de acesso | As aulas devem ser acompanhadas remotamente AO VIVO através de link que será disponibilizado aos matriculados. |
Inscrições | 04/07/2022 à 05/08/2022
Alunos UFPR: As inscrições devem ser realizadas via portal do aluno no SIGA. Alunos de instituições parceiras: Vide instruções aqui. |
Início das aulas | 25/08/2022 |
Previsão de fim das aulas | 10/11/2022 |
Total de encontros previstos | 12 |
Carga horária / créditos | 60h (4 créditos*) |
Professor responsável | Ronald Barry Martinez |
E-mail da Disciplina | escritaacademicaemingles@gmail.com |
*Atenção: As aulas serão ministradas em Inglês.
Requisitos:
Ser docente ou discente vinculado à pós-graduação stricto sensu da UFPR ou de universidades parceiras do Estado do Paraná. Consulte nossas parceiras aqui.
O nível mínimo de inglês necessário é B1 (QEC) para poder aproveitar a disciplina.
Objetivos:
Esta disciplina, que será ministrada em língua inglesa, visa a fornecer ao aluno de pós-graduação (especialmente) a base fundamental para poder redigir um texto acadêmico em inglês. O gênero focado é o de artigo científico, e suas seções mais típicas: Título, Resumo, Introdução, Método, Resultados e Discussão/Conclusão. Dentro destes componentes, a aluno aprenderá, através de diversos modelos e exemplos, como os autores de tais textos constroem seus argumentos, e quais são os ingredientes linguísticos mais típicos e esperados em cada seção (especialmente nas partes de Introdução e Discussão, que costumam ser as mais desafiadoras para autores acadêmicos menos experientes). Além disso, o participante da disciplina verá diversas ferramentas que poderá usar até depois da disciplina, tais como software especializado para construir um corpus linguístico específico, e também recursos disponíveis online. A disciplina também contará com alguns especialistas que serão convidados para ministrar sobre temas importantes como, por exemplo, estratégias para se lidar com editores de revistas científicas, e processos de revisão. Até o fim da disciplina, o aluno que já tem dados coletados no início poderá ter a primeira versão de um artigo completo até o final. As aulas serão discursivas e interativas, e a participação dos orientadores (por meio do aluno participante da disciplina) também será exigida. O aluno deve trazer seu notebook para poder usufruir das atividades trabalhadas ao longo das aulas. É recomendado já ter dados coletados, ou estar no processo da coleta. O nível mínimo de inglês necessário é B1 (QEC) para poder aproveitar a disciplina.
Bibliografia:
Biografia preliminar: Esta bibliografia será modificada e/ou atualizada de acordo com o andamento e as necessidades do curso.
⇒ Hewings, M. (2006). English language standards in academic articles: Attitudes of peer reviewers. Revista canaria de estudios ingleses, (53), 47-62.
⇒ Hirano, E. (2009). Research article introductions in English for specific purposes: A comparison between Brazilian Portuguese and English. English for specificpurposes, 28(4), 240-250.
⇒ Hyland, K.(2016). Academic publishing and the myth of linguistic injustice. JournalofSecondLanguageWriting, 31, 58-69.
Cronograma (sujeito a alterações):
Semana | Data | Assunto |
1 | 25/08 | Introducing Academic Writing |
2 | 01/09 | Issues of Language |
3 | 08/09 | Building your Corpus |
4 | 15/09 | Planning your Writing |
5 | 22/09 | Writing your Introduction |
6 | 29/09 | The 3 “Cs” and Authorial Voice |
7 | 06/10 | The Method Section |
8 | 13/10 | Considering how to present your data |
9 | 20/10 | Discussing your Results |
10 | 27/10 | Discussing and Concluding |
11 | 03/11 | Telling the world why your research matters |
12 | 10/11 | Before you submit |
Observação: As demais horas serão computadas para execução das tarefas.
* Créditos da disciplina:
ATENÇÃO: O aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. Não acontece automaticamente. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.
As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação do programa de pós-graduação de vínculo sobre esta possibilidade.
**Se necessário a Coordenação do Projeto poderá alterar o cronograma, locais e outras características desta disciplina.
Mais informações em: https://transversais.ufpr.br/perguntas-frequentes/