(41) 3360-5336

EAI/2022.2 – Escrita Acadêmica em Inglês


EAI/2022.2 – Escrita Acadêmica em Inglês

ESCRITA ACADÊMICA EM INGLÊS 2022.2

Disciplina Transversal Escrita Acadêmica em Inglês
Sigla no SIGA PRPPG 7000
Oferta Segundo semestre de 2022
Dia da semana Quinta-feira
Horário Das 10 h às 12 h
Local de acesso As aulas devem ser acompanhadas remotamente AO VIVO através de link que será disponibilizado aos matriculados.
Inscrições 04/07/2022 à 05/08/2022

Alunos UFPR: As inscrições devem ser realizadas via portal do aluno no SIGA.

Alunos de instituições parceiras: Vide instruções aqui.

Início das aulas 25/08/2022
Previsão de fim das aulas 10/11/2022
Total de encontros previstos 12
Carga horária / créditos 60h  (4 créditos*)
Professor responsável Ronald Barry Martinez
E-mail da Disciplina escritaacademicaemingles@gmail.com

 

*Atenção:  As aulas serão ministradas em Inglês.

 

Requisitos:

Ser docente ou discente vinculado à pós-graduação stricto sensu da UFPR ou de universidades parceiras do Estado do Paraná. Consulte nossas parceiras aqui.

O nível mínimo de inglês necessário é B1 (QEC) para poder aproveitar a disciplina.

 

Objetivos: 

Esta disciplina, que será ministrada em língua inglesa, visa a fornecer ao aluno de pós-graduação (especialmente) a base fundamental para poder redigir um texto acadêmico em inglês. O gênero focado é o de artigo científico, e suas seções mais típicas: Título, Resumo, Introdução, Método, Resultados e Discussão/Conclusão. Dentro destes componentes, a aluno aprenderá, através de diversos modelos e exemplos, como os autores de tais textos constroem seus argumentos, e quais são os ingredientes linguísticos mais típicos e esperados em cada seção (especialmente nas partes de Introdução e Discussão, que costumam ser as mais desafiadoras para autores acadêmicos menos experientes). Além disso, o participante da disciplina verá diversas ferramentas que poderá usar até depois da disciplina, tais como software especializado para construir um corpus linguístico específico, e também recursos disponíveis online. A disciplina também contará com alguns especialistas que serão convidados para ministrar sobre temas importantes como, por exemplo, estratégias para se lidar com editores de revistas científicas, e processos de revisão. Até o fim da disciplina, o aluno que já tem dados coletados no início poderá ter a primeira versão de um artigo completo até o final. As aulas serão discursivas e interativas, e a participação dos orientadores (por meio do aluno participante da disciplina) também será exigida. O aluno deve trazer seu notebook para poder usufruir das atividades trabalhadas ao longo das aulas.  É recomendado já ter dados coletados, ou estar no processo da coleta.   O nível mínimo de inglês necessário é B1 (QEC) para poder aproveitar a disciplina. 

 

Bibliografia:

Biografia preliminar: Esta bibliografia será modificada e/ou atualizada de acordo com o andamento e as necessidades do curso. 

Hewings, M. (2006). English language standards in academic articles: Attitudes of peer reviewers. Revista canaria de estudios ingleses, (53), 47-62.

Hirano, E. (2009). Research article introductions in English for specific purposes: A comparison between Brazilian Portuguese and English. English for specificpurposes28(4), 240-250.

Hyland, K.(2016). Academic publishing and the myth of linguistic injustice. JournalofSecondLanguageWriting31, 58-69.

 

Cronograma (sujeito a alterações):

 

Semana Data Assunto
1 25/08 Introducing Academic Writing 
2 01/09 Issues of Language 
3 08/09 Building your Corpus
4 15/09 Planning your Writing
5 22/09 Writing your Introduction
6 29/09 The 3 “Cs” and Authorial Voice 
7 06/10 The Method Section 
8 13/10 Considering how to present your data 
9 20/10 Discussing your Results
10 27/10 Discussing and Concluding
11 03/11 Telling the world why your research matters 
12 10/11 Before you submit 

Observação: As demais horas serão computadas para execução das tarefas.

 

* Créditos da disciplina:

ATENÇÃO: O aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. Não acontece automaticamente. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.

As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação do programa de pós-graduação de vínculo sobre esta possibilidade. 

 

**Se necessário a Coordenação do Projeto poderá alterar o cronograma, locais e outras características desta disciplina.

 

Mais informações em: https://transversais.ufpr.br/perguntas-frequentes/