(41) 3360-5336

Escrita Acadêmica em Inglês – EAI/2023.2


Escrita Acadêmica em Inglês – EAI/2023.2

Escrita Acadêmica em Inglês – EAI/2023.2

Disciplina Transversal Escrita Acadêmica em Inglês 
Sigla no SIGA PRPPG 7000 
Oferta Segundo semestre de 2023
Dia da semana Quinta-feira 
Horário Das 9h às 11h 
Local As aulas devem ser acompanhadas remotamente AO VIVO através de link que será disponibilizado aos matriculados. 
Inscrições 03/07/2023 à 31/07/2023
Alunos UFPR: As inscrições devem ser realizadas via portal do aluno no SIGA.
Alunos de instituições parceiras: Vide instruções aqui
Previsão de início das aulas 17/08/2023
Previsão de fim das aulas 09/11/2023
Total de encontros previstos 12 
Carga horária* 60h – 4 créditos (leia sobre os créditos ao final desta página)
Professor responsável Ronald Barry Martinez 
E-mail da disciplina:escritaacademicaemingles@gmail.com

Atenção:  As aulas serão ministradas em Inglês.


Requisitos:

Ser docente ou discente vinculado à pós-graduação stricto sensu da UFPR ou de universidades parceiras do Estado do Paraná. Consulte nossas parceiras aqui.

O nível mínimo de inglês necessário é B1 (QEC) para poder aproveitar a disciplina.


Ementa: 

Esta disciplina, que será ministrada em língua inglesa, visa a fornecer ao aluno de pós-graduação (especialmente) a base fundamental para poder redigir um texto acadêmico em inglês. O gênero focado é o de artigo científico, e suas seções mais típicas: Título, Resumo, Introdução, Método, Resultados e Discussão/Conclusão. Dentro destes componentes, a aluno aprenderá, através de diversos modelos e exemplos, como os autores de tais textos constroem seus argumentos, e quais são os ingredientes linguísticos mais típicos e esperados em cada seção (especialmente nas partes de Introdução e Discussão, que costumam ser as mais desafiadoras para autores acadêmicos menos experientes). Além disso, o participante da disciplina verá diversas ferramentas que poderá usar até depois da disciplina, tais como software especializado para construir um corpus linguístico específico, e também recursos disponíveis online. A disciplina também contará com alguns especialistas que serão convidados para ministrar sobre temas importantes como, por exemplo, estratégias para se lidar com editores de revistas científicas, e processos de revisão. Até o fim da disciplina, o aluno que já tem dados coletados no início poderá ter a primeira versão de um artigo completo até o final. As aulas serão discursivas e interativas, e a participação dos orientadores (por meio do aluno participante da disciplina) também será exigida. É recomendado já ter dados coletados, ou estar no processo da coleta. O nível mínimo de inglês necessário é B1 (QEC) para poder aproveitar a disciplina. 


Bibliografia:

Biografia preliminar: Esta bibliografia será modificada e/ou atualizada de acordo com o andamento e as necessidades do curso. 

Hewings, M. (2006). English language standards in academic articles: Attitudes of peer reviewers. Revista canaria de estudios ingleses, (53), 47-62. 

Hirano, E. (2009). Research article introductions in English for specific purposes: A comparison between Brazilian Portuguese and English. English for specific purposes28(4), 240-250. 

Hyland, K. (2016). Academic publishing and the myth of linguistic injustice. Journal of Second Language Writing31, 58-69.


Cronograma de aulas (sujeito a alterações):

Observação: As demais horas serão computadas para execução das tarefas.


* Créditos da disciplina:

ATENÇÃO: O aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. Não acontece automaticamente. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.

As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação do programa de pós-graduação de vínculo sobre esta possibilidade.


** Se necessário a Coordenação do Projeto poderá alterar o cronograma e outras características desta disciplina sem aviso prévio.


Mais informações em: https://transversais.ufpr.br/perguntas-frequentes/.