Disciplina Transversal | Escrita Acadêmica em Inglês |
Oferta | 2.º semestre 2017 |
Dia da semana | quartas-feiras |
Horário | das 14h as 17h |
Locais (para alunos da modalidade presencial) | Auditório do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT):R. Dr. Alcídes Viêira Arco-Verde, 1225 – Jardim das Americas, Curitiba – PR |
Inscrições | 10/08/2017 a 30/11/2017 |
Previsão de início das aulas | 30/08/2017 |
Previsão de fim das aulas | 30/11/2017 |
Total de encontros previstos | 16 encontros |
Carga horária* | 60h (leia sobre os créditos ao fim desta página) |
Modalidade presencial | 250 vagas |
Modalidade remota | 250 vagas |
Dias, Horário, Turno e Encontros
Quartas-feiras das 14:00 às 17:00 (16 encontros)
Esta disciplina, que será ministrada em língua inglesa, visa a fornecer ao aluno de pós-graduação (especialmente) a base fundamental para poder redigir um texto acadêmico em inglês. O gênero focado é o de artigo científico, e suas seções mais típicas: Título, Resumo, Introdução, Método, Resultados e Discussão/Conclusão. Dentro destes componentes, a aluno aprenderá, através de diversos modelos e exemplos, como os autores de tais textos constroem seus argumentos, e quais são os ingredientes linguísticos mais típicos e esperados em cada seção (especialmente nas partes de Introdução e Discussão, que costumam ser as mais desafiadoras para autores acadêmicos menos experientes). Além disso, o participante da disciplina verá diversas ferramentas que poderá usar até depois da disciplina, tais como software especializado para construir um corpus linguístico específico, e também recursos disponíveis online. A disciplina também contará com alguns especialistas que serão convidados para ministrar sobre temas importantes como, por exemplo, estratégias para se lidar com editores de revistas científicas, e processos de revisão. Até o fim da disciplina, o aluno que já tem dados coletados no início poderá ter a primeira versão de um artigo completo até o final. As aulas serão discursivas e interativas, e a participação dos orientadores (por meio do aluno participante da disciplina) também será exigida. O aluno deve trazer seu notebook para poder usufruir das atividades trabalhadas ao longo das aulas. É recomendado já ter dados coletados, ou estar no processo da coleta. O nível mínimo de inglês necessário é B1 (QEC) para poder aproveitar a disciplina
1) Ciência além de língua inglesa: o que faz o texto acadêmico ser “bom”? | |
2) Textos acadêmicos em inglês: questões gramaticais; recursos eletrônicos | |
3) Planejamento estratégica da escrita | |
4) Título, resumo e introdução | |
5) Coesão e coerência | |
6) Conectivos, voz autoral + Método | |
7) Resultados: foco nos elementos gráficos | |
8) A Discussão dos resultados | |
9) Concluindo | |
10) Comunicação com a revista | |
11) Mesa redonda com Editores de revistas |
CARGILL, M.; O´CONNOR, P. Writing scientific research articles: strategy and steps. Wiley-Blackwell, 2009.
RON MARTINEZ – 60 horas
ATENÇÃO: o aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. E compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.
As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação.
Mais informações em: Perguntas frequentes