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Divulgação Cientifica e Popularização da Ciência – DCPC/2022.1 – Remota


Divulgação Cientifica e Popularização da Ciência – DCPC/2022.1 – Remota

Disciplina TransversalDivulgação Cientifica e Popularização da Ciência
Sigla no SIGAPRPPG-7010
Oferta1.º semestre 2022
Dia da semanaQuintas-feiras
HorárioDas 14h às 17h
LocalAs aulas devem ser acompanhadas ao vivo pelo YouTube (o link será fornecido semanalmente através do Moodle).
Inscrições07/02/2022 a 09/03/2022
Início das aulas24/03/2022
Previsão de fim das aulas02/06/2022
Total de encontros previstos10 encontros
Carga horária*30h (Leia sobre os créditos ao fim desta página).
Professor responsávelRegiane Ribeiro e Valquíria John

 E-mail da disciplina: divulgacaocientificaufpr@gmail.com


Requisitos:

Ser docente ou discente vinculado à pós-graduação stricto sensu da UFPR ou de universidades parceiras do Estado do Paraná.

Consulte nossas parceiras aqui.


Ementa:

Ciência Aberta, Ciência Cidadã e Comunicação Pública. O conceito de divulgação científica, suas e inter-relações. A Comunicação Pública da Ciência e sua relação com as diferentes linguagens e veículos (TV, rádio, jornais diários, revistas especializadas e não-especializadas, centros e museus de ciência, Internet, eventos de rua, exposições etc.). Produção de conteúdo para divulgação e popularização da ciência e tecnologia.


Bibliografia (sujeita a alterações):

ALMEIDA, A. M. Movimento antivacina na internet. da apropriação e recirculação do jornalismo de saúde ao empoderamento em grupos no Facebook. Dissertação defendida no PPGCOM-UFPR, 2019.

BEZJAK, S.; CLYBURNE-SHERIN, A.; CONZETT, P.; FERNANDES, P. et al. Manual de Formação em Ci6encia Aberta, Liboa, Foster, 2018. Disponível em https://bityli.com/63eBS. Acesso em 23 de março de 2021.

BRASIL, Ministério da Ciência e Tecnologia. Percepção Pública da Ciência e da Tecnologia – resultados da enquete de 2010. Disponível em:
http://www.recyt.mincyt.gov.ar/files/ActasComisionCyT/Acta2011_01/Anexo_VII_Public_Survey _2010_Portuguese.pdf

CALDAS, G. Divulgação científica e relações de poder. Informação e Informação. Londrina, UEL, 2010.

CALHOUN, C. 2 Facets of the Public Sphere: Dewey, Arendt, Habermas. In: ENGELSTAD, F.; LARSEN, H.; ROGSTAD, J.; STEEN-JOHNSEN, K. Instituitional Change in the Public Sphere, Alemanha: De Gruyter, 2017, p. 23-45.

CASTELFRANCHI, Y. Para além da tradução: o jornalismo científico crítico na teoria e na prática. In: MASSARANI, L.; POLINO, C. (Org.). Los deafíos y la evoluación del periodismo cientifico em Iberoamérica. Jornadas Iberoamericanas sobre la Ciencia en los Medios Masivos. 2008.

CGEE (2019) Percepção Pública da C&T no Brasil – 2019. Resumo Executivo.
Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2019. Disponível em:
https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/CGEE_resumoexecutivo_Percepcao_pub_CT.pdf

CGEE (2015) A ciência e a tecnologia no olhar dos brasileiros. Percepção pública da C&T no Brasil: 2015. – Brasília, DF: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos.
Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10182/734063/percepcao_web.pdf

COSTA, A.; SOUSA, C. MAZOCCO, F. Modelos de comunicação pública da ciência: agenda para um debate teórico-prático. Conexão, Caxias do Sul, UCS, 2010.

DUARTE, Jorge. Comunicação pública na prática: depoimentos. São Paulo: Aberje:ABCPública, 2021.

FAGUNDES, Vaness; SILVA JR, Maurício Guilherme. (Orgs). Divulgação científica: novos horizontes: reflexões e experiências jornalístico-acadêmicas desenvolvidas no projeto Minas faz Ciência. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2017. Disponível em: http://www.fapemig.br/media/filer_public/16/47/164728c7-655d-4d42-a50f-66dc24a43e20/divulgacao-cientifica_capa-e-miolo_sem-marcas.pdf

HEYER, R. N.; COVELHO, V. T. Comunicacão Eficaz com a Mídia durante a emergência de saúde pública: um manual da OMS. Brasília, Ministério da Saúde, 2009. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/comunicacao_eficaz_midia_durante_emergencias.pdf. Acesso em 01 de fevereiro de 2021.

KNIGHT SCIENCE JOURNALISM PROGRAM at MIT, 2020. Manual de Edição em Jornalismo Científico do KSJ MIT. Cambridge, Mass.: Massachusetts Institute of Technology. Disponível em: https://ksjhandbook.org. Acesso em 17 de dezembro de 2021.

MANSO, B. L. de C. A comunicação Pública da ciência à luz da ciência aberta: repensando o cidadão como sujeito informacional. In: XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVI ENANCIB). João Pessoa, 2015.

MASSARANI, L. CASTELFRANCHI, Y., FAGUNDES, V e MOREIRA, I. (2019) O QUE OS JOVENS BRASILEIROS PENSAM DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA? Resumo executivo. Disponível em:
http://www.coc.fiocruz.br/images/PDF/Resumo%20executivo%20survey%20jovens_FINAL.pdf

MASSARANI, Luisa; ENTRADAS, Marta; NEVES, Luiz Felipe Fernandes; BAUER, Martin W. Global Science Journalism Report 2021. Working conditions and practices, professional ethos and future expectations. Disponível em: https://www.scidev.net/global/wp-content/uploads/Global-Science-Journalism-Report-2021.pdf. Acesso em 17 de dezembro de 2021. (ver também https://www.youtube.com/watch?v=YxxKKlHHy40)

MATOS, H. A comunicação pública na perspectiva da teoria do reconhecimento. In: KUNSCH, M. M. K. (org.). Comunicacão Pública, sociedade e cidadania. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2011. Série Pensamento e Prática, v. 4.

MEDEIROS, Armando; CHIRNEV, Lilian. Guia de comunicação pública. Brasília: Associação Brasileira de Comunicação Pública, 2021.

MOREIRA, I. A inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no Brasil. Inclusão Social, Brasília, v. 1, n. 2, p. 11-16, abr./set. 2006.

MOURA, Mariluce. Universidade e Sociedade: a Escuta Imprescindível. In: Repensar a Universidade : Impactos para a Sociedade / organizador: Jacques Marcovitch; colaboradores: Nina Ranieri… [et al.]. – São Paulo: Com-Arte; Fapesp, 2019 – pp. 219 – 232.

VIEIRA, C. T. Pensamento crítico na educação científica. Editora Instituto Piaget, 1997.

VOGT, C. (Ed.) Cultura científica: desafios. São Paulo, Edusp/Fapesp, 2006.


* Créditos da disciplina

Atenção: O aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. Não acontece automaticamente. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.

As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação sobre esta possibilidade.


Ministrantes:

Regiane Ribeiro (UFPR)

Valquíria John (UFPR)


Convidados: 

Patricia Melo (UFPR)

Marcelo Valério (UFPR)

Camila Silveira (UFPR)

Rodrigo Reis (UFPR)

Michele Massuchihn (UFPR)

Chirlei Kohls (UFPR)

Amanda Miléo (UFPR)

Rodrigo Botelho (UFPR)

Claudia Quadros (UFPR)

Débora Lopez (UFPR)


CRONOGRAMA DE AULAS


Atenção: Se necessário a Coordenação do Projeto poderá alterar o cronograma, locais e outras características desta disciplina.

Mais informações em: Perguntas frequentes