(41) 98466-0252 (WhatsApp - mensagens)

Escrita Acadêmica em Inglês – EAI/2018.2


Escrita Acadêmica em Inglês – EAI/2018.2

Escrita Acadêmica em Inglês – EAI/2018.2

Disciplina TransversalEscrita Acadêmica em Inglês
Oferta2.º semestre 2018
Dia da semanaquartas-feiras
Horáriodas 14h as 17h
Locais (para alunos da modalidade presencial)Auditório Professor Ulysses de Campos e Sala de Conferências do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 – Campus Botânico)Auditório do CIFLOMA – Engenharia Florestal (Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632 – Campus Botânico)
Inscriçõesde 23 de jul a 08 de ago de 2018
Previsão de início das aulas15/08/2018
Previsão de fim das aulas28 /11/2018
Total de encontros previstos16 encontros
Carga horária*60h (leia sobre os créditos ao fim desta página)
Modalidade presencial250 vagas
Modalidade remota250 vagas

Dias, Horário, Turno e Encontros

Quartas-feiras das 14:00 às 17:00  (16 encontros)

DataDia da semanaLocal (modalidade presencial)
15 de ago de 2018quarta-feiraAuditório Prof. Ulysses de Campos 
29 de ago de 2018quarta-feiraSala de conferências
05 de set de 2018quarta-feiraAuditório da Eng. Florestal
12 de set de 2018quarta-feiraAuditório Prof. Ulysses de Campos
19 de set de 2018quarta-feiraAuditório Prof. Ulysses de Campos
26 de set de 2018quarta-feiraAuditório da Eng. Florestal
10 de out de 2018quarta-feiraAuditório Prof. Ulysses de Campos
17 de out de 2018quarta-feiraAuditório da Eng. Florestal
24 de out de 2018quarta-feiraAuditório da Eng. Florestal
31 de out de 2018quarta-feiraAuditório Prof. Ulysses de Campos
07 de nov de 2018quarta-feiraAuditório Prof. Ulysses de Campos
14 de nov de 2018quarta-feiraAuditório Prof. Ulysses de Campos
21 de nov de 2018quarta-feiraAuditório Prof. Ulysses de Campos
28 de nov de 2018quarta-feiraAuditório Prof. Ulysses de Campos
05 de dez de 2018quarta-feiraAuditório Prof. Ulysses de Campos
12 de dez de 2018quarta-feiraAuditório Prof. Ulysses de Campos

Ementa Ofertada

Esta disciplina visa a fornecer ao aluno de pós-graduação (especialmente) a base fundamental para poder redigir um texto acadêmico em língua inglesa. O gênero focado é o de artigo científico, e suas seções mais típicas: Título, Resumo, Introdução, Método, Resultados e Discussão/Conclusão. Dentro destes componentes, a aluno aprenderá, através de diversos modelos e exemplos, como os autores de tais textos constroem seus argumentos, e quais são os ingredientes linguísticos mais típicos e esperados em cada seção (especialmente nas partes de Introdução e Discussão, que costumam ser as mais desafiadoras para autores acadêmicos menos experientes). Além disso, o participante da disciplina verá diversas ferramentas com poderá usar até depois da disciplina, tais como software especializado para construir um corpus linguístico específico, e também recursos disponíveis online. A disciplina também contará com alguns especialistas que serão convidados para ministrar sobre temas importantes como, por exemplo, estratégias para se lidar com editores de revistas científicas, e processos de revisão. Até o fim da disciplina, o aluno que já tem dados coletados no início poderá ter a primeira versão de um artigo completo até o final. As aulas serão discursivas e interativas, e haverá momentos nos quais os participantes poderão ser divididos em grupos menores para focar em atividades práticas em áreas mais específicas, com o auxílio de outros docentes e doutorandos para auxiliar. O aluno deve trazer seu notebook para poder usufruir das atividades trabalhadas ao longo das aulas. O nível de inglês necessário é B1 (QEC) para poder aproveitar a disciplina.


Bibliografia

CARGILL, M.; O´CONNOR, P. Writing scientific research articles: strategy and steps. Wiley-Blackwell, 2009.

Professor responsável

RON MARTINEZ – 60 horas


* Créditos da disciplina

ATENÇÃO: o  aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. E compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.

As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação.

Mais informações em: Perguntas frequentes.