Disciplina Transversal | Escrita Acadêmica em Inglês |
Oferta | 2.º semestre 2018 |
Dia da semana | quartas-feiras |
Horário | das 14h as 17h |
Locais (para alunos da modalidade presencial) | Auditório Professor Ulysses de Campos e Sala de Conferências do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 – Campus Botânico)Auditório do CIFLOMA – Engenharia Florestal (Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632 – Campus Botânico) |
Inscrições | de 23 de jul a 08 de ago de 2018 |
Previsão de início das aulas | 15/08/2018 |
Previsão de fim das aulas | 28 /11/2018 |
Total de encontros previstos | 16 encontros |
Carga horária* | 60h (leia sobre os créditos ao fim desta página) |
Modalidade presencial | 250 vagas |
Modalidade remota | 250 vagas |
Dias, Horário, Turno e Encontros
Quartas-feiras das 14:00 às 17:00 (16 encontros)
Data | Dia da semana | Local (modalidade presencial) |
15 de ago de 2018 | quarta-feira | Auditório Prof. Ulysses de Campos |
29 de ago de 2018 | quarta-feira | Sala de conferências |
05 de set de 2018 | quarta-feira | Auditório da Eng. Florestal |
12 de set de 2018 | quarta-feira | Auditório Prof. Ulysses de Campos |
19 de set de 2018 | quarta-feira | Auditório Prof. Ulysses de Campos |
26 de set de 2018 | quarta-feira | Auditório da Eng. Florestal |
10 de out de 2018 | quarta-feira | Auditório Prof. Ulysses de Campos |
17 de out de 2018 | quarta-feira | Auditório da Eng. Florestal |
24 de out de 2018 | quarta-feira | Auditório da Eng. Florestal |
31 de out de 2018 | quarta-feira | Auditório Prof. Ulysses de Campos |
07 de nov de 2018 | quarta-feira | Auditório Prof. Ulysses de Campos |
14 de nov de 2018 | quarta-feira | Auditório Prof. Ulysses de Campos |
21 de nov de 2018 | quarta-feira | Auditório Prof. Ulysses de Campos |
28 de nov de 2018 | quarta-feira | Auditório Prof. Ulysses de Campos |
05 de dez de 2018 | quarta-feira | Auditório Prof. Ulysses de Campos |
12 de dez de 2018 | quarta-feira | Auditório Prof. Ulysses de Campos |
Esta disciplina visa a fornecer ao aluno de pós-graduação (especialmente) a base fundamental para poder redigir um texto acadêmico em língua inglesa. O gênero focado é o de artigo científico, e suas seções mais típicas: Título, Resumo, Introdução, Método, Resultados e Discussão/Conclusão. Dentro destes componentes, a aluno aprenderá, através de diversos modelos e exemplos, como os autores de tais textos constroem seus argumentos, e quais são os ingredientes linguísticos mais típicos e esperados em cada seção (especialmente nas partes de Introdução e Discussão, que costumam ser as mais desafiadoras para autores acadêmicos menos experientes). Além disso, o participante da disciplina verá diversas ferramentas com poderá usar até depois da disciplina, tais como software especializado para construir um corpus linguístico específico, e também recursos disponíveis online. A disciplina também contará com alguns especialistas que serão convidados para ministrar sobre temas importantes como, por exemplo, estratégias para se lidar com editores de revistas científicas, e processos de revisão. Até o fim da disciplina, o aluno que já tem dados coletados no início poderá ter a primeira versão de um artigo completo até o final. As aulas serão discursivas e interativas, e haverá momentos nos quais os participantes poderão ser divididos em grupos menores para focar em atividades práticas em áreas mais específicas, com o auxílio de outros docentes e doutorandos para auxiliar. O aluno deve trazer seu notebook para poder usufruir das atividades trabalhadas ao longo das aulas. O nível de inglês necessário é B1 (QEC) para poder aproveitar a disciplina.
CARGILL, M.; O´CONNOR, P. Writing scientific research articles: strategy and steps. Wiley-Blackwell, 2009.
RON MARTINEZ – 60 horas
ATENÇÃO: o aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. E compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.
As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação.
Mais informações em: Perguntas frequentes.