As aulas da modalidade remota acontecem simultaneamente as aulas presenciais, inclusive com controle de registro de frequência. Não é possível assistir as aulas gravadas que são disponibilizadas posteriormente e garantir registro de presença;
Para cursar a modalidade remota o aluno deverá dispor de conexão com boa velocidade de navegação, preferencialmente através de cabeamento, além de notebook/computador e acessórios;
Para a modalidade presencial o aluno deverá levar notebook, tablete, smartphone ou congênere (que possa ser conectado a rede Wi-Fi do local) a fim de realizar atividades da disciplina e registrar presença;
As matrículas nestas disciplinas serão efetivadas exclusivamente após a ciência e concordância do orientador através do SIGA. Todos os orientadores possuem acesso ao sistema e não será viabilizada outra forma de registro. Desta forma, após o registro de solicitação de matrícula, sugere-se informar ao orientador sobre esta demanda;
Os alunos matriculados que não possam iniciar as aulas devem solicitar a exclusão de sua matrícula através do SIGA para não serem reprovados na disciplina; Tal procedimento deve ser realizado no portal do aluno no SIGA.
O cancelamento de matrícula somente poderá ser efetuado até a metade da carga horária da disciplina. Os pedidos de cancelamento posteriores a este prazo não serão considerados e as solicitações estarão sujeitas a anuência do orientador;
A frequência mínima exigida nas disciplinas é de 75%. Os registros de frequência são realizados durante a aula através do Moodle da disciplina. Geralmente aplica-se quatro verificações de frequência por aula;
Os créditos das Disciplinas Transversais não são contabilizados automaticamente. Cabe ao colegiado do PPG decidir sobe o acolhimento destas disciplinas em um de seus enquadramentos (aproveitamento ou equivalência);
Após o encerramento as notas serão lançadas no SIGA em até 60 dias;
O aluno pode recorrer das notas e faltas lançadas no SIGA de acordo com os prazos regimentais. O registro do pedido deve ser realizado através do e-mail da disciplina, que será informado aos alunos no início das aulas. Após este prazo, em hipótese alguma haverá revisão de notas ou faltas;
Cabe ao coordenador de cada disciplina decidir sobre atividades e avaliações a serem aplicadas, portanto, cada disciplina tem suas particularidades quanto aos critérios de avaliação dos discentes, os quais serão informados no início das atividades;
Mais informações sobre as Disciplinas Transversais estão disponíveis no site da PRPPG: