Metodologia de Pesquisa Científica – MPC/2023.1 – Remota

Oferta1.º semestre 2023
Dia da semanaQuartas-feiras
HorárioDas 9h às 12h
Local de acessoAs aulas devem ser acompanhadas ao vivo pelo YouTube (o link será fornecido semanalmente através do Moodle).
Inscrições06/02/2023 a 06/03/2023
Início das aulas22/03/2023
Previsão de fim das aulas28/06/2023
Total de encontros previstos15 encontros
Carga horária*60h – 4 créditos (Leia sobre os créditos ao fim desta página).
Professores responsáveisEmerson Cervi

E-mail: metodologiatransversal@ufpr.br

Requisitos:

Ser docente ou discente vinculado à pós-graduação stricto sensu da UFPR ou de universidades parceiras do Estado do Paraná. Consulte nossas parceiras aqui.

Ementa ofertada:

Questões fundamentais sobre ciência, conhecimento e pesquisa. Áreas de pesquisa e formas de produção de conhecimento. Formas e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa. Critérios para a elaboração de trabalhos acadêmicos, projetos de pesquisa e relatórios de resultado de pesquisa. Revisão de literatura, publicação em periódicos e principais debates em ética na pesquisa.

Referências bibliográficas:

KUHN Thomas. The structure of scientific revolutions. Chicago: Universityof Chicago Press, 1962.

LAKATOS, Imre. The Methodology of Scientific Research Programmes: Philosophical Papers Volume 1. Cambridge: Cambridge University Press, 1977.

MARCONI, Marina de A. Fundamentos de Metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas – 6 edição, 2006.

POPPER, Karl. A Lógica da Pesquisa Científica. São Paulo: Editora Cultrix, 2007.

RAGIN, Charles C (1994). Constructing Social Research: the unitand diversity of method. Pine Forge Press: Thousand Oaks.

ROSENBERG, Morris (1971). A Lógica da Análise do Levantamento de Dados. São Paulo: Editora Cultrix/Editora da Universidade de São Paulo.

CRONOGRAMA DE AULAS (Sujeito a alterações):

Atenção: Se necessário a Coordenação do Projeto poderá alterar o cronograma e outras características desta disciplina.

Orientações aos orientadores dos alunos inscritos:

A disciplina transversal de metodologia, voltada para todos os cursos de pós-graduação, tem como objetivo fornecer diferentes perspectivas de pesquisa e conhecimento científico, bem como fornecer ferramentas básicas de pesquisa.

O objetivo da disciplina é permitir uma formação básica transdisciplinar dos alunos de pós-graduação.

A matrícula do(a)s aluno(a)s está vinculada ao aceite do orientador(a), que será responsável, ao fim do processo, de avaliar seu orientando(a) pela tabela de critérios fornecidos.

Orientações aos alunos inscritos:

A disciplina tem caráter de formação básica sobre problemas de pesquisa e produção de conhecimento. Ao longo do semestre, professores de diferentes áreas contribuem com variadas abordagens de pesquisa e conhecimento científico, de modo que a proposta é de ampliação do olhar sobre as possibilidades e modalidades de pesquisa.

A avaliação da disciplina será feita pelo(a) professor(a) orientador(a), que é responsável pelo aceite da matrícula e se compromete a avaliar o projeto de pesquisa de seu orientando segundo a tabela de critérios fornecida.

O aluno matriculado para a modalidade remota é responsável por garantir as aferições de frequência no decorrer das aulas, em acordo com os procedimentos a serem apresentados na aula de apresentação.

Os projetos que serão alvo de avaliação, devem ser realizados pelo(a)s aluno(a)s que não os apresentaram quando do ingresso no programa de pós-graduação ou, para aqueles que já entregaram projeto em momento anterior, devem ser adaptados a partir dos temas trabalhados na disciplina transversal.

Créditos da disciplina:

ATENÇÃO: O aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. Não acontece automaticamente. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.

As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação sobre esta possibilidade.

Mais informações em: Perguntas frequentes