Metodologia de Pesquisa Científica – MPC/2023.1 – Remota

Oferta1.º semestre 2023
Dia da semanaQuartas-feiras
HorárioDas 9h às 12h
Local de acessoAs aulas devem ser acompanhadas ao vivo pelo YouTube (o link será fornecido semanalmente através do Moodle).
Inscrições06/02/2023 a 06/03/2023
Início das aulas22/03/2023
Previsão de fim das aulas28/06/2023
Total de encontros previstos15 encontros
Carga horária*60h – 4 créditos (Leia sobre os créditos ao fim desta página).
Professores responsáveisEmerson Cervi

E-mail: metodologiatransversal@ufpr.br

Requisitos:

Ser docente ou discente vinculado à pós-graduação stricto sensu da UFPR ou de universidades parceiras do Estado do Paraná. Consulte nossas parceiras aqui.

Ementa ofertada:

Questões fundamentais sobre ciência, conhecimento e pesquisa. Áreas de pesquisa e formas de produção de conhecimento. Formas e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa. Critérios para a elaboração de trabalhos acadêmicos, projetos de pesquisa e relatórios de resultado de pesquisa. Revisão de literatura, publicação em periódicos e principais debates em ética na pesquisa.

Referências bibliográficas:

KUHN Thomas. The structure of scientific revolutions. Chicago: Universityof Chicago Press, 1962.

LAKATOS, Imre. The Methodology of Scientific Research Programmes: Philosophical Papers Volume 1. Cambridge: Cambridge University Press, 1977.

MARCONI, Marina de A. Fundamentos de Metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas – 6 edição, 2006.

POPPER, Karl. A Lógica da Pesquisa Científica. São Paulo: Editora Cultrix, 2007.

RAGIN, Charles C (1994). Constructing Social Research: the unitand diversity of method. Pine Forge Press: Thousand Oaks.

ROSENBERG, Morris (1971). A Lógica da Análise do Levantamento de Dados. São Paulo: Editora Cultrix/Editora da Universidade de São Paulo.

CRONOGRAMA DE AULAS (Sujeito a alterações):

Atenção: Se necessário a Coordenação do Projeto poderá alterar o cronograma e outras características desta disciplina.

Orientações aos alunos:

A disciplina tem caráter de formação básica sobre problemas de pesquisa e produção de conhecimento. Ao longo do semestre, professores de diferentes áreas contribuem com variadas abordagens de pesquisa e conhecimento científico, de modo que a proposta é de ampliação do olhar sobre as possibilidades e modalidades de pesquisa.

A avaliação da disciplina será feita pelo(a) orientador(a) de cada aluno(a), que deverá estar de acordo com a matrícula de seu(a) orientando(a) e se comprometer a avaliar o projeto de pesquisa elaborado pelo(a) mesmo(a) segundo a tabela de critérios que será fornecida ao longo da disciplina.

Os projetos que serão alvo de avaliação, devem ser realizados pelo(a)s aluno(a)s que não os apresentaram quando do ingresso no programa de pós-graduação ou, para aqueles que já entregaram projeto em momento anterior, devem ser adaptados a partir dos temas trabalhados na disciplina transversal.

A disciplina transversal de metodologia, voltada para todos os cursos de pós-graduação, tem como objetivo fornecer diferentes perspectivas de pesquisa e conhecimento científico, bem como fornecer ferramentas básicas de pesquisa.

Orientações aos alunos:

O objetivo da disciplina é permitir uma formação básica transdisciplinar dos alunos de pós-graduação. A matrícula do(a)s aluno(a)s está vinculada ao aceite do orientador(a), que será responsável, ao fim do processo, por avaliar o projeto de pesquisa de seu orientando(a) através da tabela de critérios que será fornecida.

Créditos da disciplina:

ATENÇÃO: O aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. Não acontece automaticamente. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.

As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação sobre esta possibilidade.

Mais informações em: Perguntas frequentes