MEPC/2022.1 – Métodos Estatísticos de Pesquisa Científica

Oferta 1.º semestre de 2022
Dia da semana Quarta-feira
Horário Das 14h00 às 16:30h
Local de acesso As aulas devem ser acompanhadas ao vivo pelo YouTube (o link será fornecido semanalmente através do Moodle).
Inscrições 07/02/2022 a 09/03/2022

Alunos UFPR: As inscrições devem ser realizadas via portal do aluno no SIGA.

Alunos de instituições parceiras: Vide instruções aqui.

Início das aulas 23/03/2022
Previsão de fim das aulas 29/06/2022
Total de encontros previstos 15
Carga horária / créditos 60h  (Leia sobre os créditos ao fim desta página)
Professor responsável Paulo Justiniano Ribeiro Junior
E-mail da Disciplina mepc@ufpr.br

Requisitos:

Ser docente ou discente vinculado à pós-graduação stricto sensu da UFPR ou de universidades parceiras do Estado do Paraná.

Consulte nossas parceiras aqui.

Ementa:

Fundamentos de estatística, princípios e áreas de aplicação; Métodos descritivos e visualização de dados; Noções de probabilidades e variáveis aleatórias; Amostragem, modelagem e inferência estatística e seus paradigmas; planejamento e análise de experimentos. Modelos de regressão e derivados, tópicos em modelagem e métodos estatísticos. Estudos de caso em aplicações de estatística.

Bibliografia:

BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A. Estatı́sticaBásica. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2017
DIGGLE, P. J.; CHETWYND, A. G. Statistics and Scientific Method: An Introduction for Students and Researchers. 1. ed. Oxford: Oxford University Press, 2011
MAGALHÃES, M. N.; LIMA, A. C. P. de. Noções de Probabilidade e Estatı́stica. 7. ed. São Paulo: Edusp, 2015
NOLAN, D.; SPEED, T. Stat Labs: Mathematical Statistics through Applications.  ed. New York: Springer, 2000
UTTS, J. M. Seeing Through Statistics, 2005
WILD, C. J.; SEBER, G. A. F. Chance Encounters: A First Course in Data Analysis and Inference, 2000
Estatística – Ensino Remoto – DEST/UFPR. Lista de slides e vídeos: http://www.leg.ufpr.br/estbas.

* Outras referências serão fornecidas nas partes de conteúdos temáticos pelos professores ministrantes.

CRONOGRAMA DE AULAS (Sujeito a alterações):

Aula Data Assunto Docente
1 23/03 Introdução ao curso
Questionário
Lineu Alberto
Anderson Ara
2 30/03 Visualização de dados Anderson Ara
3 06/04 Medidas descritivas Paulo Justiniano
4 13/04 Estatística Descritiva e Visualizações multivariadas
Introdução a probabilidades
Walmes Zeviani
5 20/04 Probabilidades e variáveis aleatórias Paulo Justiniano
Luiz Eduardo
6 27/04 Distribuições de probabilidades. Walmes Zeviani
7 04/05 Inferência Estatística – I
Metodologia de pesquisa e estatística
Fernando Mayer
8 11/05 Atividades e avaliações
9 18/05 Inferência Estatística – II Paulo Justiniano
10 25/05 Introdução a modelagem e regressão Paulo Justiniano
11 01/06 Modelos de regressão e extensões Paulo Justiniano
12 08/06 Planejamento e análise de experimentos I Walmes Zeviani
13 15/06 Amostragem Pedro Silva
14 22/06 Causalidade e Inferência causal Widemberg Nobre
15 29/06 Bibliometrix
Meta análise
Angélica Tortola
José Padilha

* Créditos da disciplina

ATENÇÃO: O aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. Não acontece automaticamente. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.

As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação sobre esta possibilidade.

Mais informações em:http://www.prppg.ufpr.br/site/perguntas-frequentes-2/

** Se necessário a Coordenação do Projeto poderá alterar o cronograma, locais e outras características desta disciplina.