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MEPC/2024.1 – Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica


MEPC/2024.1 – Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica

MÉTODOS ESTATÍSTICOS EM PESQUISA CIENTÍFICA 2024.1 – REMOTA

 

Disciplina Transversal Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica
Sigla no SIGA PRPPG 7002
Oferta 1.º semestre de 2024
Dia da semana Quarta-feira
Horário Das 14h às 18h
Local de acesso As aulas devem ser acompanhadas ao vivo pelo YouTube (o link será fornecido semanalmente através do Moodle)
Inscrições 02/02/2024 a 04/03/2024

Alunos UFPR: As inscrições devem ser realizadas via portal do aluno no SIGA

Alunos de instituições parceiras: Vide instruções aqui

Início das aulas 20/03/2024
Previsão de fim das aulas 03/07/2024
Total de encontros previstos 15
Carga horária / créditos 60h – 4 créditos (*leia sobre os créditos ao fim desta página)
Professor responsável Paulo Justiniano Ribeiro Junior
E-mail da Disciplina mepc@ufpr.br

 

Requisitos:

Ser docente ou discente vinculado à pós-graduação stricto sensu da UFPR ou de universidades parceiras do Estado do Paraná.

Consulte nossas parceiras aqui.

 

Ementa:

Fundamentos de estatística, princípios e áreas de aplicação; Métodos descritivos e visualização de dados; Noções de probabilidades e variáveis aleatórias; Amostragem, modelagem e inferência estatística e seus paradigmas; Planejamento e análise de experimentos; Modelos de regressão e derivados, tópicos em modelagem e métodos estatísticos; Estudos de caso em aplicações de estatística. 

 

Bibliografia:

BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A. Estatı́sticaBásica. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
DIGGLE, P. J.; CHETWYND, A. G. Statistics and Scientific Method: An Introduction for Students and Researchers. 1. ed. Oxford: Oxford University Press, 2011.
MAGALHÃES, M. N.; LIMA, A. C. P. de. Noções de Probabilidade e Estatı́stica. 7. ed. São Paulo: Edusp, 2015.
NOLAN, D.; SPEED, T. Stat Labs: Mathematical Statistics through Applications.  ed. New York: Springer, 2000
SPIEGELHALTER, D. The art of statistics: learning from data, 2019.
UTTS, J. M. Seeing Through Statistics, 2005.
WILD, C. J.; SEBER, G. A. F. Chance Encounters: A First Course in Data Analysis and Inference, 2000.
Estatística – Ensino Remoto – DEST/UFPR. Lista de slides e vídeos: http://www.leg.ufpr.br/estbas.

* Referências adicionais e específicas poderão ser fornecidas nas partes de conteúdos temáticos pelos professores ministrantes. 

 

CRONOGRAMA DE AULAS (Sujeito a alterações):

 

Aula Data Assunto Docente
1 20/03 Introdução ao curso. Questionário. Ciclo 1 Paulo Justiniano
Lineu Alberto
2 27/03 Ciclo 1 Paulo Justiniano
Lineu Alberto
3 03/04 Ciclo 1 – Aula assíncrona. Paulo Justiniano
Anderson Ara
4 10/04 Ciclo 2 Paulo Justiniano
5 17/04 Ciclo 2 Paulo Justiniano
6 24/04 Ciclo 2 – Aula assíncrona. Paulo Justiniano
01/05 Feriado  
7 08/05 Ciclo 3 Paulo Justiniano
8 15/05 Ciclo 3 Paulo Justiniano
9 22/05 Ciclo 3 – Aula assíncrona. Pedro N. Silva
10 29/05 Ciclo 4 Paulo Justiniano
11 05/06 Ciclo 4 Cesar Taconeli
12 12/06 Ciclo 4 – Aula assíncrona. Walmes
13 19/06 Ciclo 5 J. R. Frega
14 26/06 Ciclo 5 – Aula assíncrona. Silvia Emiko Shimakura
César Taconeli
15 03/07 Ciclo 5 Fredi Alexander Diaz Quijano
José Roberto Frega

O conteúdo do curso está organizado em cinco ciclos de três semanas cada.

Ciclo 1:  O que os dados podem contar? (Estatística descritiva, relações bi e multivariadas).

Ciclo 2:  Padrões no acaso. (Probabilidades, variáveis aleatórias, distribuições).

Ciclo 3:  Aprendendo com dados. (Inferência estatística). 

Ciclo 4: Introdução a modelagem estatística. 

Ciclo 5: Tópicos em métodos estatísticos.

OBS.: O cronograma da disciplina ainda não está totalmente fechado, podendo haver alterações nos temas e ministrantes/convidados.
O curso prevê atividades assíncronas a serem realizadas fora do horário das aulas.
* Algumas aulas (tipicamente a terceira de cada ciclo) e partes de encontros serão “offline” com uso de materiais gravados.

 

* Créditos da disciplina

 

ATENÇÃO: O aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. Não acontece automaticamente. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.

 

As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação do curso de vínculo sobre esta possibilidade.

 

Mais informações em:https://transversais.ufpr.br/perguntas-frequentes/

 

Clique aqui e veja indicações de livros e outras recomendações do professor.