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EAI/ 2024.2 – Escrita Acadêmica em Inglês


EAI/ 2024.2 – Escrita Acadêmica em Inglês

ESCRITA ACADÊMICA EM INGLÊS 2024.2

Disciplina Transversal Escrita Acadêmica em Inglês
Sigla no SIGA PRPPG 7000
Oferta Segundo semestre de 2024
Dia da semana Quinta-feira
Horário Das 9h às 11h
Local de acesso As aulas devem ser acompanhadas remotamente AO VIVO através de link que será disponibilizado aos matriculados.
Inscrições 01/07/2024 a 31/07/2024

Alunos UFPR: As inscrições devem ser realizadas via portal do aluno no SIGA.

Alunos de instituições parceiras: Vide instruções aqui.

Início das aulas 22/08/2024
Previsão de fim das aulas 07/11/2024
Total de encontros previstos 12
Carga horária / créditos 60h – 4 créditos (leia sobre os créditos ao final desta página)*
Professor responsável Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim
E-mail da Disciplina escritaacademicaemingles@gmail.com

 

Atenção:  As aulas serão ministradas em Inglês.

 

Requisitos:

Ser docente ou discente vinculado à pós-graduação stricto sensu da UFPR ou de universidades parceiras do Estado do Paraná. Consulte nossas parceiras aqui.

O nível mínimo de inglês necessário é B1 (QEC) para poder aproveitar a disciplina.

 

Ementa: 

Esta disciplina, que será ministrada em língua inglesa, visa a fornecer ao aluno de pós-graduação (especialmente) a base fundamental para poder redigir um texto acadêmico em inglês. O gênero focado é o de artigo científico, e suas seções mais típicas: Título, Resumo, Introdução, Método, Resultados e Discussão/Conclusão. Dentro destes componentes, o aluno aprenderá, através de diversos modelos e exemplos, como os autores de tais textos constroem seus argumentos, e quais são os elementos linguísticos mais típicos e esperados em cada seção (especialmente nas partes de Introdução e Discussão, que costumam ser as mais desafiadoras para autores acadêmicos menos experientes). Até o fim da disciplina, o aluno que já tem dados coletados no início poderá ter a primeira versão de um artigo completo até o final. As aulas serão discursivas e interativas. É recomendado já ter dados coletados, ou estar no processo da coleta. O nível mínimo de inglês necessário é B1 (QEC) para poder aproveitar a disciplina.

 

Bibliografia:

Biografia preliminar: Esta bibliografia será modificada e/ou atualizada de acordo com o andamento e as necessidades do curso. 

Hewings, M. (2006). English language standards in academic articles: Attitudes of peer reviewers. Revista canaria de estudios ingleses, (53), 47-62.

Hirano, E. (2009). Research article introductions in English for specific purposes: A comparison between Brazilian Portuguese and English. English for specificpurposes28(4), 240-250.

Hyland, K. (2016). Academic publishing and the myth of linguistic injustice. JournalofSecondLanguageWriting31, 58-69.

 

Cronograma (sujeito a alterações):

 

Aulas Data Ministrantes/Convidados Assunto
1 22/08 Ron Martinez (University of Oklahoma) Introducing Academic Writing
2 29/08 Camila Haus (UFPR) Issues of Language
3 05/09 Ana Raquel (UNICENTRO) Planning Your Writing
4 12/09 Thais Cons (Univesity of Arizona) Orienting the Reader
5 19/09 Eduardo Figueiredo (UFPR) Writing Your Introduction
6 26/09 Denise Kluge (UFRJ) The Method Section
7 03/10 Jhuliane Evelyn da Silva (UFOP) Discussing your Results
8 10/10 Nayara Stefanie Mandarino Silva (UFPR) Considering how to present your data
9 17/10 Patrícia Maeso (UFPR) Discussing and Concluding
10 24/10 Patricia Maeso (UFPR) The 3 “Cs” and Authorial Voice
11 31/10 Regiane Ribeiro (UFPR) Telling the world why your research matters
12 07/11 Ron Martinez (University of Oklahoma) Before you submit

 

Observação: As demais horas serão computadas para execução das tarefas.

 

Avaliação:

Atividades avaliativas no Moodle da disciplina. Mais informações sobre a avaliação serão fornecidas durante as aulas.

 

*Créditos da disciplina:

ATENÇÃO: O aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais não ocorre automaticamente e dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação ao qual o aluno está vinculado. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.

As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação do programa de pós-graduação de vínculo sobre este assunto. 

 

Se necessário a Coordenação do Projeto poderá alterar o cronograma e outras características desta disciplina.

 

Mais informações em: https://transversais.ufpr.br/perguntas-frequentes/