Disciplina Transversal | Escrita Acadêmica em Inglês |
Sigla no SIGA | PRPPG 7000 |
Oferta | Segundo semestre de 2024 |
Dia da semana | Quinta-feira |
Horário | Das 9h às 11h |
Local de acesso | As aulas devem ser acompanhadas remotamente AO VIVO através de link que será disponibilizado aos matriculados. |
Inscrições | 01/07/2024 a 31/07/2024
Alunos UFPR: As inscrições devem ser realizadas via portal do aluno no SIGA. Alunos de instituições parceiras: Vide instruções aqui. |
Início das aulas | 22/08/2024 |
Previsão de fim das aulas | 07/11/2024 |
Total de encontros previstos | 12 |
Carga horária / créditos | 60h – 4 créditos (leia sobre os créditos ao final desta página)* |
Professor responsável | Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim |
E-mail da Disciplina | escritaacademicaemingles@gmail.com |
Atenção: As aulas serão ministradas em Inglês.
Requisitos:
Ser docente ou discente vinculado à pós-graduação stricto sensu da UFPR ou de universidades parceiras do Estado do Paraná. Consulte nossas parceiras aqui.
O nível mínimo de inglês necessário é B1 (QEC) para poder aproveitar a disciplina.
Ementa:
Esta disciplina, que será ministrada em língua inglesa, visa a fornecer ao aluno de pós-graduação (especialmente) a base fundamental para poder redigir um texto acadêmico em inglês. O gênero focado é o de artigo científico, e suas seções mais típicas: Título, Resumo, Introdução, Método, Resultados e Discussão/Conclusão. Dentro destes componentes, o aluno aprenderá, através de diversos modelos e exemplos, como os autores de tais textos constroem seus argumentos, e quais são os elementos linguísticos mais típicos e esperados em cada seção (especialmente nas partes de Introdução e Discussão, que costumam ser as mais desafiadoras para autores acadêmicos menos experientes). Até o fim da disciplina, o aluno que já tem dados coletados no início poderá ter a primeira versão de um artigo completo até o final. As aulas serão discursivas e interativas. É recomendado já ter dados coletados, ou estar no processo da coleta. O nível mínimo de inglês necessário é B1 (QEC) para poder aproveitar a disciplina.
Bibliografia:
Biografia preliminar: Esta bibliografia será modificada e/ou atualizada de acordo com o andamento e as necessidades do curso.
⇒ Hewings, M. (2006). English language standards in academic articles: Attitudes of peer reviewers. Revista canaria de estudios ingleses, (53), 47-62.
⇒ Hirano, E. (2009). Research article introductions in English for specific purposes: A comparison between Brazilian Portuguese and English. English for specificpurposes, 28(4), 240-250.
⇒ Hyland, K. (2016). Academic publishing and the myth of linguistic injustice. JournalofSecondLanguageWriting, 31, 58-69.
Cronograma (sujeito a alterações):
Aulas | Data | Ministrantes/Convidados | Assunto |
1 | 22/08 | Ron Martinez (University of Oklahoma) | Introducing Academic Writing |
2 | 29/08 | Camila Haus (UFPR) | Issues of Language |
3 | 05/09 | Ana Raquel (UNICENTRO) | Planning Your Writing |
4 | 12/09 | Thais Cons (Univesity of Arizona) | Orienting the Reader |
5 | 19/09 | Eduardo Figueiredo (UFPR) | Writing Your Introduction |
6 | 26/09 | Denise Kluge (UFRJ) | The Method Section |
7 | 03/10 | Jhuliane Evelyn da Silva (UFOP) | Discussing your Results |
8 | 10/10 | Nayara Stefanie Mandarino Silva (UFPR) | Considering how to present your data |
9 | 17/10 | Patrícia Maeso (UFPR) | Discussing and Concluding |
10 | 24/10 | Patricia Maeso (UFPR) | The 3 “Cs” and Authorial Voice |
11 | 31/10 | Regiane Ribeiro (UFPR) | Telling the world why your research matters |
12 | 07/11 | Ron Martinez (University of Oklahoma) | Before you submit |
Observação: As demais horas serão computadas para execução das tarefas.
Avaliação:
Atividades avaliativas no Moodle da disciplina. Mais informações sobre a avaliação serão fornecidas durante as aulas.
*Créditos da disciplina:
ATENÇÃO: O aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais não ocorre automaticamente e dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação ao qual o aluno está vinculado. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.
As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação do programa de pós-graduação de vínculo sobre este assunto.
Se necessário a Coordenação do Projeto poderá alterar o cronograma e outras características desta disciplina.
Mais informações em: https://transversais.ufpr.br/perguntas-frequentes/