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MAS/2023.2 – Meio Ambiente e Sustentabilidade


MAS/2023.2 – Meio Ambiente e Sustentabilidade

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 2023.2

 

Disciplina Transversal Meio Ambiente e Sustentabilidade
Sigla no SIGA PRPPG-7013
Oferta Segundo semestre de 2023
Dia da semana Terças-feiras
Horário Das 9h às 12h
Local de acesso As aulas devem ser acompanhadas remotamente AO VIVO através de link que será disponibilizado aos matriculados.
Inscrições 03/07/2023 a 31/07/2023

Alunos UFPR: As inscrições devem ser realizadas via portal do aluno no SIGA.

Alunos de instituições parceiras: Vide instruções aqui.

Início das aulas 15/08/2023
Previsão de fim das aulas 21/11/2023
Total de encontros previstos 15
Carga horária / créditos 60h – 4 créditos (leia sobre os créditos ao fim desta página)
Professor responsável Profª. Kátia Valéria Marques Cardoso Prates (UTFPR) e Profª Cristina de Araújo Lima (UFPR)
E-mail da Disciplina disciplina_mas@ufpr.br

 

Requisitos:

Ser docente ou discente vinculado à pós-graduação stricto sensu da UFPR ou de universidades parceiras do Estado do Paraná.

Consulte nossas parceiras aqui.

 

Ementa:
A disciplina Meio Ambiente e Sustentabilidade tem por objetivo apresentar, desenvolver e relacionar conceitos que permeiam a relação do ser humano com o meio ambiente considerando os impactos em função do desenvolvimento da sociedade nos ambientes urbanos e rurais, com foco na evolução das políticas públicas. Neste sentido, serão explorados tópicos relativos a diversos eixos temáticos: relação ser humano e meio ambiente, evolução das políticas ambientais, desenvolvimento urbano e rural sustentável, urbanização e mudanças ambientais globais, mudanças climáticas recentes, fontes de energias limpas e valorização de resíduos e economia circular. 



Bibliografia (sujeita a alterações):

ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais www.abrelpe.org.br 

BRASIL. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Lei Federal 12305/2010.  

BRASIL. Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Disponível em: https://sinir.gov.br/informacoes/plano-nacional-de-residuos-solidos/

Diamond, Jared. 2005. Colapso: como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso. Editora Record.

Ferreira, Henrique Leme; Morelhão, Sergio Luiz. Energia Solar Fotovoltaica.  

Goldemberg, José; Lucon Oswaldo. Energias Renováveis: fundamentos e Aplicações (2007). 

IPCC. Climate Change 2021: The Physical Science Basis. Contribution of Working Group I to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Disponível em: <https://www.ipcc.ch/report/ar6/wg1/downloads/report/IPCC_AR6_WGI_TS.pdf>.

IPCC. Summary for Policymakers. In: Climate Change 2022: Impacts, Adaptation and Vulnerability. Contribution of Working Group II to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Disponível em: <https://www.ipcc.ch/report/ar6/wg2/downloads/report/IPCC_AR6_WGII_SummaryForPolicymakers.pdf>.  

“Kaza, Silpa; Yao, Lisa C.; Bhada Tata, Perinaz; Van Woerden, Frank. 2018. What a Waste 2.0 : A Global Snapshot of Solid Waste Management to 2050. Urban Development;. Washington, DC: World Bank. © World Bank. https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/30317  License: CC BY 3.0 IGO.” 

MARQUES, G. F., FORMIGA-JOHNSSON, R. M., OLIVEIRA, P. P. F., MOLEJON, C., & BRAGA, C. F. C. (2022). Os serviços de gestão de recursos hídricos. Revista de Gestão de Água da América Latina, 19, e1. https://doi.org/10.21168/rega.v19e1 

Nordhaus, William D.; Boyer, Joseph. Energia e Meio Ambiente. 

Rosa, Luiz Pinguelli. Energia e desenvolvimento sustentável. 

Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos. Disponível em: https://www.sinir.gov.br/ 

 SILVA, C. R. da, & AZEVEDO, R. G. de. (2021). Recursos minerais do Brasil: diretrizes para o setor mineral. Terræ Didatica, 17, 1-16, e021020. doi: 10.20396/ td.v17i00.8661199. 

SOUZA Et. Al. (2020), Reconstructing Three Decades of Land Use and Cover Changes in Brazilian Biomes with Landsat Archive and Earth Engine. Remote Sensing. V. 12. Issue 17, Doi: https://doi.org/10.3390/rs12172735 

Senfield, J.H., Pandis, S.N., 2016. Atmospheric Chemistry and Physics: From Air Pollution to Climate Change. 

Wallace, J.M., Hobbs, P.V., 2006. Atmospheric Science: An Introductory Survey, International Geophysics Series vol. 92, 2nd edition, Editorial Elsevier. 

Wengenmayr, roland; Buhrke, Thomas. Renewable Energy: Sustainable Concepts for the Energy Change. 

 

Cronograma (sujeito a alterações):

 

Aulas Data Ministrantes/Convidados Assunto
1 15/08 Kátia Valéria M. C. Prates (UTFPR-LD)  Evolução histórica da questão ambiental e a relação ser humano – meio ambiente 
2 22/08 Rejane B. Oliveira (UTFPR-SH)  Construção sócio-histórico do conceito de desenvolvimento sustentável
3 29/08 Alessandra Matte (UTFPR-SH) Agenda 2030 e objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) 
4 05/09 Wilson Godoy (UTFPR-PB)  Entropia e a economia 
5 12/09 Anderson Sandro da Rocha (UTFPR – SH) Impactos socioambientais devido aos processos de produção e utilização de recursos naturais 
6 19/09 Kátia Valéria M. C. Prates (UTFPR-LD)  Urbanização e mudanças ambientais globais
7 26/09 Eduardo Vedor de Paula (UFPR)  Gestão Ambiental do Território: Industrialização, tecnologia e consumo 
8 03/10 Christian Luiz da Silva (UTFPR-CT) Crescimento econômico e sustentabilidade
9 10/10 Pedro Augusto Breda Fontão (UFPR) Variabilidade natural do clima e as mudanças climáticas recentes 
10 17/10 Rejane B. Oliveira (UTFPR-SH) Políticas públicas e evolução da política ambiental 
11 24/10 Alessandra Matte (UTFPR-SH)  Agricultura e desenvolvimento rural sustentável 
12 31/10 Cristina de A. Lima (UFPR)  Cidades mais sustentáveis: mito ou meta?
13 07/11 Kátia Valéria M. C. Prates (UTFPR-LD)  Valorização de Resíduos Sólidos e Economia Circular
14 14/11 Elias L. S.Junior (UTFPR-MD) Fonte de energias limpas (energia sustentável)
15 21/11 Docentes da disciplina Encerramento sistemático da disciplina 

 

* Créditos da disciplina

ATENÇÃO: O aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. Não acontece automaticamente. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.

As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação sobre esta possibilidade.

 

** Se necessário a Coordenação do Projeto poderá alterar o cronograma e outras características desta disciplina sem aviso prévio.

 

Mais informações em: https://transversais.ufpr.br/perguntas-frequentes/