Disciplina Transversal | Escrita Acadêmica em Inglês |
Sigla no SIGA | PRPPG 7000 |
Oferta | 1.º semestre 2020 |
Dia da semana | Quinta-feira |
Horário | Das 15h30 às 17h00 |
Local (para alunos da modalidade presencial) | Modalidade cancelada devido à pandemia de COVID-19. |
Local (para alunos da modalidade remota) | As aulas devem ser acompanhadas ao vivo através do SIGA. |
Inscrições | 25/05/2020 a 14/06/2020 (Sujeito ao limite de vagas, podendo encerrar antes do prazo previsto). |
Previsão de início das aulas | 18/06/2020 |
Previsão de fim das aulas | 03/09/2020 |
Total de encontros previstos | 12 encontros |
Carga horária* | 60h (Leia sobre os créditos ao fim desta página). |
Modalidade presencial | Modalidade cancelada devido à pandemia de COVID-19. |
Modalidade remota | 850 vagas |
Professor responsável | Ronald Barry Martinez |
E-mail da Disciplina: prppg7000duvidas@gmail.com
* Atenção:
Todo o conteúdo, atividades, vídeos da disciplina podem ser encontrados também na página do Prof. Ron Martinez – link
As aulas serão ministradas em língua inglesa.
Requisitos
Ser discente regularmente matriculado na pós-graduação stricto sensu da UFPR ou ser professor vinculado a programa de pós-graduação stricto sensu da UFPR.
Concordar com o “Termo de Aceite para Discentes” da disciplina e obter concordância do orientador no “Termo de Aceite para Orientadores”. (Leia mais sobre os termos abaixo)**
Ementa ofertada
Esta disciplina visa a fornecer ao aluno de pós-graduação (especialmente) a base fundamental para poder redigir um texto acadêmico em língua inglesa. O gênero focado é o de artigo científico, e suas seções mais típicas: Título, Resumo, Introdução, Método, Resultados e Discussão/Conclusão. Dentro destes componentes, a aluno aprenderá, através de diversos modelos e exemplos, como os autores de tais textos constroem seus argumentos, e quais são os ingredientes linguísticos mais típicos e esperados em cada seção (especialmente nas partes de Introdução e Discussão, que costumam ser as mais desafiadoras para autores acadêmicos menos experientes). Além disso, o participante da disciplina verá diversas ferramentas com poderá usar até depois da disciplina, tais como software especializado para construir um corpus linguístico específico, e também recursos disponíveis online. A disciplina também contará com alguns especialistas que serão convidados para ministrar sobre temas importantes como, por exemplo, estratégias para se lidar com editores de revistas científicas, e processos de revisão. Até o fim da disciplina, o aluno que já tem dados coletados no início poderá ter a primeira versão de um artigo completo até o final. As aulas serão discursivas e interativas, e haverá momentos nos quais os participantes poderão ser divididos em grupos menores para focar em atividades práticas em áreas mais específicas, com o auxílio de outros docentes e doutorandos para auxiliar. O nível de inglês necessário é B1 (QEC) para poder aproveitar a disciplina.
Cronograma de Aulas
1.ª Semana 18/06/20 | Tema: Introdução à Publicação Acadêmica Foco: Estado atual das publicações acadêmicas, problemas comuns enfrentados pelos alunos, o papel da “linguagem” no processo de redação da pesquisa; |
Semana 2 25/06/20 | Tema: Resolvendo questões de linguagemFoco: Contar uma “história” de pesquisa; seções mais comuns em artigos de pesquisa; questões gramaticais (e estratégias para resolver por conta própria); uso de ferramentas eletrônicas; |
Semana 3 02/07/20 | Tema: Planejando sua escritaFoco: Considerar “público” ao planejar RAs; a noção de “conversa” de pesquisa na escrita acadêmica; algumas práticas de bons escritores de RA; criar um “espaço de pesquisa” em seu artigo; |
Semana 4 09/07/20 | Tema: Orientando o leitor: Título, Resumo e IntroduçãoFoco: A importância do título; diferentes tipos de títulos; a noção de “reivindicação” e “evidência”; fundamentos da construção de argumentos; reutilização da linguagem (“bom” plágio); foco da linguagem: a gramática das introduções; utilidade de falar com os outros sobre o processo de escrita para valorizar seu produto de escrita; |
Semana 5 16/07/20 | Tema: Escrevendo sua IntroduçãoFoco: Problemas típicos nas seções de Introdução; os benefícios de obter feedback dos colegas; evitar “informações estranhas” ao escrever; |
Semana 6 23/07/20 | Tema: Os 3 “Cs” e Vozes AutoraisFoco: As noções de coerência, coesão e clareza ao escrever RAs; coesão lexical e uso de dispositivos coesivos em seu texto; como usar a literatura em seu RA sem perder sua “voz” como autor; |
Semana 7 30/07/20 | Tema: A seção MétodoFoco: O papel e a importância da seção Método; problemas comuns da seção Método; analisar a seção Método de um artigo publicado; |
Semana 8 06/08/20 | Tema: Elementos gráficosFoco: A importância de destacar dados estrategicamente; como e quando usar tabelas, e como escolher dados para gráficos, e quais formatos (pizza, barras, etc.); |
Semana 9 13/08/20 | Tema: Discutindo seus resultadosFoco: A importância de ser um leitor e escritor crítico (e como se tornar um); como e porque uma seção de Discussão mal construída pode contribuir para uma rejeição da AR; os “ingredientes” de uma boa seção de Discussão; referindo-se a tabelas e figuras; |
Semana 10 20/08/20 | Discutindo e ConcluindoFoco: Você deve misturar seções (por exemplo, “Resultados e Discussão”, “Discussão e Conclusão”)?; a importância de incluir limitações; ter cuidado para não exagerar as reivindicações; a noção de “hedging”; conectar a Discussão/Conclusão às seções anteriores na RA; |
Semana 11 27/08/20 | Disseminando seu trabalhoFoco: O que é a divulgação científica, e por que é importante você pensar estrategicamente nela? Pensando “além do artigo”; |
Semana 12 03/09/20 | Antes de se submeter: Algumas dicasFoco: O que é plágio (e o que não é), e porque é importante; fazer um teste de plágio; O que são revistas “predatórias”, e como evitá-las; O que faz uma boa carta de apresentação?; Lidar com revisores e editores de revistas. |
Bibliografia
CARGILL, M.; O´CONNOR, P. Writing scientific research articles: strategy and steps. Wiley-Blackwell, 2009.
* Créditos da disciplina
ATENÇÃO: O aproveitamento ou equivalência dos créditos das disciplinas transversais dependerá do Colegiado do programa de pós-graduação a que você está vinculado. Não acontece automaticamente. Compete ao Colegiado decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de créditos, conforme artigo 18 da Resolução 32/17-CEPE.
As disciplinas transversais poderão ser aproveitadas ou equiparadas com disciplinas ofertadas da grade do programa, a critério do colegiado. Não é obrigatório que o programa integralize os créditos cursados, portanto, é importante que o discente informe-se com a coordenação sobre esta possibilidade.
** Termos de Aceite
ATENÇÃO: Para se matricular em uma Disciplina Transversal é necessário que o aluno interessado concorde com o “Termo de Aceite para Discentes” e que seu orientador concorde com o “Termo de Aceite para Orientadores”. A concordância com os termos acontecerá no momento da solicitação de matrícula no SIGA (no caso dos alunos) e no momento da ciência do orientador também através do SIGA (no caso dos orientadores). Ambos visualizarão o termo e marcarão opção de concordância diretamente no sistema. O objetivo destes termos é garantir que alunos e orientadores obtenham as informações que precisam antes de se matricularem (no caso dos alunos) e antes de concordarem com a matrícula de seus orientandos (no caso dos orientadores).
*** Se necessário a PRPPG poderá alterar o cronograma, locais e outras características desta disciplina.
Mais informações em: Perguntas frequentes.
* Observações: